terça-feira, 22 de março de 2022

Sabedoria Zen para Mentes Ansiosas (Shinsuke Hosokawa)

Às vezes, parece que a vida é um poço de ansiedades, de preocupações que se prolongam e multiplicam em outros motivos de stress. Tememos a perda, a morte, a necessidade de optar por um caminho em exclusão de outro, a forma como enfrentamos as dificuldades, o julgamento dos outros e a nossa própria visão de nós. O passado assombra. O futuro atormenta. Mas e se, em vez de preocupações e arrependimentos, vivemos simplesmente no presente, com a certeza de que cada momento é uma aprendizagem? É isso que estas pequenas lições de sabedoria sugerem. E a sua simplicidade ecoa na mente de forma particularmente eficaz.
É inevitável, ao falar sobre este livro, começar por referir a aura de serenidade que transborda de todo ele. Das ilustrações aos contrastes de preto e branco, sem esquecer naturalmente os espaços premeditados e a concisão precisa das palavras, tudo neste livro parece pensado para a tranquilidade, como um ponto de partida para a meditação. E sendo que uma das suas mensagens é que não importam os métodos, mas o que com eles se alcança, não deixa, ainda assim, de ser importante a forma como todo este livro é um método para a serenidade.
Ainda no aspeto estrutural, importa salientar a divisão por estações - do ano e da vida. A primavera, o verão, o outono e o inverno deste livro assumem duas facetas - a do seu reflexo na natureza e a das diferentes etapas da vida humana. São, aliás, dois aspetos que se entrelaçam num equilíbrio perfeito, com a contemplação das transformações da natureza a servir de base para a contemplação da transformação interior.
Finalmente, olhando para o cerne de tudo, que são as meditações contidas nestas bonitas páginas, sobressaem acima de tudo três pontos: a brevidade, que faz com que cada ideia seja resumida ao essencial e facilmente se entranhe no pensamento; a simplicidade, que, através de uma história breve ou de uma mera reflexão, permite transmitir a ideia sem elaborações desnecessárias; e a universalidade, pois praticamente tudo o que este livro apresenta é aplicável a qualquer vida, mais ou menos agitada, mais ou menos ansiosa, mais ou menos contemplativa.
Visualmente belo, abrangente e cativante na sua visão de vida e transbordante de serenidade até nos seus mais ínfimos elementos, o que fica é, pois, a imagem de uma meditação em forma de livro. E de uma bem necessária dose de tranquilidade para dias conturbados e mentes ansiosas. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário