segunda-feira, 21 de março de 2022

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes: 100 Mulheres Negras que Mudaram o Mundo

Embora haja ainda um muito longo caminho a percorrer no sentido de alcançar uma verdadeira igualdade, a verdade é que, se olharmos com atenção, as histórias de mulheres que deixaram a sua marca no mundo são mais e mais diversas do que à primeira vista seria de parecer. Mulheres de todas as idades, de todos os ramos e de todas as origens. Neste livro, encontram-se as histórias de cem mulheres negras que deixaram a sua marca no mundo tal como o conhecemos, seja na luta pela igualdade, nos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, na arte, no desporto ou em muitas áreas. E algumas delas serão muito conhecidas, outras nem tanto. Mas uma coisa é certa: vale a pena conhecê-las a todas.
Parte do que esta coleção de livros tem de mais cativante é a forma sucinta mas inspiradora que tem de apresentar as diferentes histórias. É, apesar de tudo, um livro pensado para os mais novos - embora possa e deva ser lido por gente de todas as idades - e, assim sendo, a concisão dos textos torna-o mais apelativo, embora seja certo que haveria muito mais a dizer sobre qualquer destas histórias. Além disso, cada história é um exemplo, funcionando como inspiração, motivação e também base para reflexão. Afinal, todos sabemos que a discriminação continua a existir, e as histórias deste livro são uma bela demonstração de que essa discriminação não faz sentido.
Outro ponto marcante é, naturalmente, o aspeto visual, pois, como é característico desta coleção, também este volume junta à diversidade das histórias a diversidade de estilos visível nas ilustrações que compõem este livro. Cada história é acompanhada por uma ilustração da sua protagonista, e há uma grande variedade em termos de traço e de cor. Mas é interessante notar como toda esta diversidade converge numa harmonia coesa em que tudo pertence e tudo faz sentido.
Dada a estrutura comum de todas as histórias, e a relativa concisão de cada uma, fica ainda a impressão de que a melhor forma de apreciar este livro é aos poucos, lendo algumas histórias por dia e extraindo delas o exemplo e a inspiração necessárias para refletir e motivar. Ainda assim, não deixa de ser cativante lido de forma sequencial, até porque há histórias tão diferentes que a leitura nunca se torna repetitiva.
Tudo somado, a impressão que fica é a de um livro pensado para os mais jovens, mas capaz de cativar todo o tipo de leitores. Visualmente lindo, cheio de histórias interessantes e com uma mensagem inspiradora e motivacional, uma bela forma de conhecer estas mulheres que mudaram o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário