sexta-feira, 11 de março de 2022

Monstress, Vol. 6 - A Promessa (Marjorie Liu e Sana Takeda)

A guerra apoderou-se do mundo, com tal violência e imprevisibilidade que até as linhas relativamente claras que antes existiam se desvaneceram por completo. No centro de tudo, continua Maika Meiolobo, alvo de praticamente todas as intrigas e dotada de um conjunto de singularidades que a tornam um poder difícil de igualar - ou de destruir. E à medida que o conflito vai alastrando, em intensidade e escala de destruição, Maika vai também tendo de tomar decisões difíceis, de aceitar a sua natureza e as escolhas insustentáveis que ela implica e de abrir portas a um certo nível de vulnerabilidade. Só que a vulnerabilidade é perigosa. Principalmente quando implica confiar nos aliados errados...
É difícil, ao sexto volume de uma série, encontrar coisas novas para salientar sem revelar involuntariamente algumas das surpresas do percurso. E, assim sendo, talvez o melhor ponto de partida para começar a falar sobre este livro seja referir que mantém em toda a sua glória as mesmas qualidades dos volumes anteriores. Visualmente, continuam a abundar os pormenores deslumbrantes, seja na indumentária, seja na construção dos locais, e é particularmente notável a forma como isto persiste num cenário que se vai tornando cada vez mais sombrio. Em termos de construção do enredo, mantém-se o ritmo de expansão, com novas intrigas, novas alterações no equilíbrio de poderes e novos confrontos e transformações a tornarem este mundo cada vez mais complexo. E quanto às personagens, quanto mais as conhecemos, mais se intensifica o impacto emocional - seja de empatia ou de aversão, de proximidade ou até mesmo de perplexidade, pois o que não falta nesta história são personagens cuja verdadeira posição continua a ser um mistério.
Com um mundo tão vasto, não só em termos de composição visual, mas também de complexidade das relações, dos pactos e das intrigas, é particularmente marcante a facilidade com que tudo parece entranhar-se no pensamento, mesmo havendo ainda uma imensidão de aspetos por explicar. Cada novo volume traz novas particularidades à tona - sobre as máscaras, sobre o poder de Maika, sobre profecias passadas e planos presentes e até sore as próprias origens deste mundo. E, ainda assim, todos eles elementos vão sendo assimilados de forma perfeitamente natural, o que significa que a vastidão do mundo nunca se torna excessiva para o ritmo dos acontecimentos.
E claro, no cerne de tudo isto, está uma protagonista complexa e fascinante, com tanto de poder insondável como de profunda vulnerabilidade. E, estando no cerne de uma teia de intrigas e de traições, está também no âmago dos momentos mais negros, a que se contrapõe, ainda assim, uma saudável dose de ternura e de humor que vem tornar tudo mais intenso e equilibrado.
Mantendo todas as forças do início da história, e expandindo-as gradualmente para algo cada vez mais vasto, cada volume desta série é, ao mesmo tempo, um reencontro e uma revelação. Este não foge à regra. Intenso, marcante, visualmente magnífico e emocionalmente devastador, transporta-nos para o seu mundo e deixa um pouco desse mundo dentro de nós. E isso é basicamente o melhor que se pode pedir a um livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário