sábado, 31 de março de 2018

A Mighty Dawn (Theodore Brun)


Hakan é o Filho Eleito, herdeiro do senhor de Vendlagard e um guerreiro corajoso, apesar das suas limitações. E embora essa forma de vida implique inevitavelmente guerras, Hakan tem uma espécie de felicidade na casa do pai e um amor que, embora ainda secreto, está cheio de promessas. Mas tudo muda com uma profecia e a revelação de alguns segredos. E, despido de tudo quanto ama, Hakan dá por si sem outra opção que não virar costas à sua antiga vida e começar de novo – quebrado, só e em busca de algo que não consegue identificar. Torna-se o estranho e precisa de encontrar um novo senhor a quem servir. Mas, quando o fizer, mais batalhas o aguardam.
Um dos aspectos mais impressionantes deste livro é a fascinante harmonia entre as vulnerabilidades pessoais, as complexidades da guerra e das relações políticas o elemento sobrenatural que parece vaguear pela história. Há em tudo isto uma complexidade global e, no entanto, tudo parece encaixar num equilíbrio perfeito. Tudo é importante e tudo é intrigante. E é impossível resistir a mergulhar de cabeça neste mundo e ficar fascinado pela longa e árdua viagem de Hakan em busca do seu lugar no mundo.
É também uma mistura bastante impressionante de história e de fantasia. E, embora haja algumas semelhanças, este livro é muito mais do que uma Guerra dos Tronos nórdica. Tem a sua própria identidade, a sua própria natureza pessoal. Concentra-se também mais claramente numa única personagem principal – ainda que rodeada, de facto, de intrigas e perigos e guerras. Hakan, ou Erlan, é um protagonista fascinante. Forte, mas vulnerável e capaz de falhar. E, ao seguir tanto os seus esforços como os seus tormentos pessoais, o autor transforma este livro numa história bastante mais pessoal, sem comprometer em nada a grande complexidade do cenário.
Mas há mais para além de Hakan. Kai é uma personagem deliciosa, um raio de luz a contrapor à sombra do seu amo. Lilla tem um encanto intrigante. E, quanto aos restantes, há muitos mistérios e potencial oculto para descobrir, o que leva a uma necessidade irresistível de ler o próximo volume o mais cedo possível. Até a parte sobrenatural – com os seus tão invulgares elementos – está cheia de surpresas e de potencial.
Oh, e depois há batalhas. Intensas e brutais, escritas de uma forma tão impressionante que se torna fácil visualizá-las. Batalhas pela glória e pela vingança e pela simples sobrevivência, mas nunca batalhas limpas. A sombra da morte nunca está escondida. As consequências são claras. E isso torna tudo muito mais intenso e impressionante.
Impressionante seria portanto uma boa palavra para descrever este livro. Um livro em que tudo – cenário, história, personagens – se conjuga num equilíbrio perfeito. Intenso, complexo, mas também com as medidas certas de humor e de emoção, um início brilhante para uma história que promete dar ainda muito mais. E o tipo de livro que se entranha no coração de uma pessoa sem nos darmos conta disso. Simplesmente genial.

Título: A Mighty Dawn
Autor: Theodore Brun
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário