terça-feira, 20 de março de 2018

Letizia (André Curvelo Campos)

A razão para Luís estar em Florença é estritamente profissional. Foi encarregado de escrever um artigo sobre os dez anos do misterioso homicídio do professor Savelli. Mas Luís levou consigo também as saudades de uma visita anterior e de uma relação que, perdida no passado, lhe desperta ainda grandes saudades. De início, não sabe muito bem como orientar o seu artigo, mas o seu contacto em Itália não tarda a arranjar-lhe alguns pontos de partida. Mas tudo isso passa para segundo plano quando conhece Letizia. Bela e misteriosa, basta um olhar para lhe arrebatar o coração, mas Luís sabe que o seu tempo é limitado e, à medida que os dias passam, as razões pessoais e as profissionais começam a aproximar-se perigosamente... 
Relativamente breve e conjugando medidas iguais de mistério e romance, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela perspectiva algo pessoal. Há um mistério no passado e um crime por desvendar, mas é a posição de Luís e os sentimentos que o movem a base de todo o enredo. Assim, o mistério acaba por ser mais motivo e complemento do que propriamente o foco principal da história, deixando ao percurso do protagonista o destaque maior ao longo da narrativa.
Mas há um mistério - e há respostas para ele. E, assim sendo, a impressão que fica é a de que, neste aspecto pelo menos, a história perde um pouco pela brevidade. Há respostas para a vida de Savelli - como professor, como marido, como amante - e o que realmente lhe aconteceu é também devidamente explicado. Mas é inevitável a sensação de que este lado de história justificaria também um pouco mais de desenvolvimento, à semelhança do que acontece com a crescente proximidade entre Luís e Letizia.
O que me leva de volta à relação romântica e à forma como também esta tem os seus mistérios. Letizia é, em todos os aspectos, um enigma e é também isso que está na base da forma como tudo termina. E este percurso de crescente proximidade, que é ao mesmo tempo uma espécie de regeneração para Luís confere à evolução da história uma maior intensidade que, culminando numa revelação inesperada, consegue criar um muito agradável equilíbrio entre verdades e mistérios.
Haveria possivelmente mais a explorar. O passado de Luís, a história de Savelli, a vida de Letizia antes daquele primeiro encontro... em tudo isto há elementos que poderiam ter sido mais aprofundados, uma história dentro da história, mas que é deixada parcialmente por contar. Ainda assim, num livro em quase tudo é mistério, faz um certo sentido que partes do passado (e do futuro também) sejam deixadas à imaginação do leitor. 
Simples e breve, mas cativante e surpreendente. Assim é, portanto, este pequeno livro. Uma leitura que cativa desde a primeira página e que, apesar daquilo que deixa por contar, acaba por fechar de forma satisfatória uma história intrigante e envolvente. Tudo somado, uma boa leitura.

Título: Letizia
Autor: André Curvelo Campos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário