segunda-feira, 5 de março de 2018

O Elmer e o Monstro (David McKee)

Ouvem-se rugidos na selva e, como ninguém sabe de onde vêm, todos os animais pensam que é um monstro. Mas o Elmer não tem medo e, enquanto todos fogem, ele avança corajosamente em direcção ao estranho som. O que ninguém sabe é que o responsável pelo rugido não é tão ameaçador como parece e, tal como os animais têm medo do monstro desconhecido, também a pequena criatura julga haver monstros em todo o lado. Caberá, pois, ao Elmer resolver o mal-entendido e explicar que nem sempre o desconhecido é assim tão assustador...
Ao terceiro volume das simples e muito divertidas aventuras deste estranho elefante às cores, seria de pensar que não haveria muito de novo para dizer. Afinal, as características e as qualidades são as mesmas. A simplicidade de uma história que cativa associada a um livro com muita cor e a uma mensagem sempre positiva são o que torna esta pequena história tão interessante para os mais pequenos para quem procura um breve regresso à infância. O Elmer é diferente e a sua diferença - e a necessidade de a aceitar - é, em si mesma, uma mensagem constante, que se perpetua em todas as suas aventuras. Por isso, o que há de novo neste livro?
Bem, há o desconhecido e a forma como o medo do desconhecido faz com que se imagine algo mais terrível do que realmente é e se fuja sem saber o que realmente lá está. O que acrescenta uma nova mensagem de coragem e de descoberta, pois nem sempre o desconhecido é mau e nem sempre o que parece é. Isto é novo, ainda que venha, de certa forma, associado à já conhecida diferença do Elmer. E assim, sem perder de vista a simplicidade, acrescenta-se ainda algo mais a um mundo cheio de cor e de diversão.
E depois, claro, há a leveza da história que, à semelhança dos livros anteriores, se mantém inalterada, apesar das mudanças e das novas personagens. O monstro é uma criatura inesperada, mas encaixa com naturalidade no ritmo desta pequena história. E é esta naturalidade - associada à sempre presente inocência - que faz com que seja fácil encontrar um sorriso para corresponder a esta pequena aventura.
É naturalmente uma história para os mais pequenos e, com a sua mistura de simplicidade e cor, tem tudo para lhes agradar. Mas é também uma boa lembrança de tempos e modos de pensar mais inocentes - e que bom é, às vezes, voltar a esses tempos. Vale, pois, a pena fazer mais uma visita ao Elmer - seja para recordar a infância ou para contar uma boa história aos mais novos. 

Título: O Elmer e o Monstro
Autor: David McKee
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário