quarta-feira, 28 de março de 2018

Dália entre Narcisos (Henrique Leão de Almeida)

Reis e batalhas e uma história apenas entrevista por entre as sombras do poema. Desta matéria é feito este pequeno livro. De figuras heróicas e vencidas, de amor e morte e das sombras da vida. E é também um percurso de impressões, como que lampejos de uma história subjacente, mas de que a maior parte é deixada por contar. Enquanto conjunto de poemas, forma um todo mais vasto, pois há uma impressão de unidade a percorrer o todo. A história, essa, é um fragmento de imaginação.
Sendo este um livro onde é tanto o que nos é dito como o que fica por dizer, não é propriamente uma surpresa que a principal impressão seja de ambiguidade. Apesar de ter forma de poema, há, afinal, uma história neste livro, uma história que se assume como tal não só pela presença de algumas personagens relevantes, mas pelas próprias datas misteriosas que vão surgindo ao longo da leitura. E a ambiguidade vem daí: há uma história, da qual apenas emerge um vislumbre. As personagens estão lá, as afirmações marcantes também e o mistério, esse, está em toda a parte. Mas a história é apenas insinuada e, por isso, a curiosidade insatisfeita, a sensação de se ter visto apenas uma ínfima parte do todo, é inevitável.
Entrevista a história, e assimilada a falta de respostas, fica a poesia. E, deixando para segundo plano os aspectos narrativos, é na forma poética que as qualidades se revelam. Bastante breves, mas repletos de versos marcantes e com uma intrigante harmonia entre a plenitude de cada poema e o todo mais vasto que emerge do conjunto, facilmente cativam para as impressões que pretendem transmitir. Além disso, há uma agradável diversidade a manifestar-se na alternância de sujeito poético. Cada parte contém uma nova personagem e, se a história fica, de facto, muito em aberto, a variedade de impressões não deixa, ainda assim, de surpreender.
Perde-se um pouco pela brevidade, já que a conjugação entre poesia e narrativa seria mais equilibrada com um pouco mais de desenvolvimento na parte da história. Ainda assim, sobressai a naturalidade dos poemas, o impacto de uns quantos versos particularmente bem conseguidos e o intrigante enigma que parece marcar o ritmo deste livro. Somadas as partes, o balanço é claramente positivo. Gostei.

Título: Dália entre Narcisos
Autor: Henrique Leão de Almeida
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário