sábado, 24 de março de 2018

Y - O Último Homem: Ciclos (Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.)

Yorick Brown é o último homem na terra - e isso fez dele um homem perseguido. As Amazonas, um grupo de radicais que pretende acabar de vez com os últimos vestígios do patriarcado, querem executá-lo. Mas a única forma de entender o que aconteceu é recuperar os dados da doutora Mann e, por isso, não basta manter-se em fuga. Precisam de chegar à Califórnia o mais rapidamente possível. Só que viajar em tempos de caos não é nada fácil, principalmente quando se é um homem procurado - e o único homem. Por isso, o caminho trará obstáculos inevitáveis - e uma nova inimiga... difícil de aceitar.
Retomando os acontecimentos no ponto onde terminaram no volume anterior, este é um livro que apresenta sensivelmente as mesmas qualidades: o mesmo traço apelativo, a mesma intensidade em termos de enredo e a mesma naturalidade com que tudo parece acontecer. A evolução é essencialmente a da história, pois, à medida que são dados novos passos, revelam-se novos obstáculos e perigos que se tornam cada vez maiores. As características são, pois, essencialmente as mesmas e o resultado é, naturalmente, algo de muito bom.
Tal como no primeiro volume, é a acção o elemento predominante e o contexto vai sendo apresentado de forma gradual. Mas também neste aspecto é uma certa evolução: novos cenários permitem saber mais sobre o que está a acontecer no mundo e o encontro já anunciado - mas finalmente concretizado - entre Yorick e Hero está na base de alguns dos momentos mais intensos do livro. Além disso, há também uma evolução do próprio Yorick que, apesar da sua natureza impetuosa, começa, aos poucos, a demonstrar um certo crescimento, que, além de tornar mais marcantes alguns dos momentos deste livro, promete muito de bom para o que virá a seguir.
E depois há a expressividade que torna possível maximizar o impacto até dos diálogos mais simples. Sendo, como é, uma história de perigos e fugas e perseguições, há necessariamente emoções fortes envolvidas. E essas emoções estão tão nitidamente expressas nos traços das personagens que é incrivelmente fácil entrar-lhes no pensamento - e entendê-las, quando se justifica, ou questioná-las, quando parece inevitável.
Eis, pois, um segundo livro que não desilude. E mais, que deixa grandes expectativas para o que virá a seguir. Intenso, surpreendente e cheio de momentos marcantes, um livro que confirma a promessa do volume anterior e que promete ainda muito de bom para o que se seguirá. Recomendo.

Título: Y - O Último Homem: Ciclos
Autores: Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário