sexta-feira, 30 de março de 2018

Os Heróis de Andósia - Laços de Sangue (Rita Vilela)

Tudo começa com o sonho recorrente de estar a cair no vazio e, por mais perturbador que isso lhe possa parecer, Sofia não dá grande importância ao assunto. Mas quando o sonho tem consequências físicas e Sofia acorda numa cama partida, a situação começa a revelar-se mais séria. Com a ajuda dos amigos, tenta procurar explicações para o inexplicável - e eis que, por puro acaso, descobre que, quando esses sonhos se manifestam, Sofia está a ajudar na batalha pelo futuro de um outro mundo. Andósia precisa da sua ajuda para travar o tenebroso Cárpeto e é para isso que servem as suas estranhas viagens: contribuindo com energia e com a sua força em combate, Sofia luta para proteger Andósia. Só que o mundo onde vive quando está acordada continua à sua espera - e há coisas que começam a ser difíceis de explicar.
Nitidamente pensado para um público jovem e com um registo simples que se adequa na perfeição aos leitores a quem se destina, este é um livro onde a aventura e a acção são os elementos centrais. Há coisas estranhas a acontecer, perigos a enfrentar, explicações difíceis, à partida, de assimilar, e tudo avança a um ritmo intenso e rápido. Ora, isto tem vantagens e inconvenientes, sendo que o principal inconveniente será o de que, para quem estiver habituado a histórias mais complexas, ficará a sensação de que há partes da história que se resolvem com demasiada facilidade.
Perde-se, pois, um pouco devido à simplicidade, já que há momentos e explicações que, de uma perspectiva realista, talvez devessem ter consequências mais graves. Ainda assim, o resto da história compensa amplamente estes aspectos menos conseguidos. A relação entre as personagens - e principalmente a dos três amigos - é algo de bastante marcante, pois é o tipo de amizade que sobrevive a toda a estranheza. Andósia e a sua casa real têm também muito de fascinante para descobrir. E, ao longo do enredo, há uma série de aprendizagens que transmitem uma mensagem muito positiva: de amizade, de compreensão, de coragem e de combate aos preconceitos.
É também uma leitura muito agradável, com o seu estilo directo e o equilíbrio entre tensão e humor. Os amigos de Sofia são particularmente cativantes, pois acrescentam leveza até aos momentos mais perigosos. E, se há coisas que talvez devessem ter sido mais difíceis... bem, também é verdade que a maior parte da história se desenrola num mundo mágico. E com magia tudo é possível, certo?
A impressão que fica é, portanto, a de uma leitura leve e cativante, direccionada principalmente para os mais novos, mas capaz, ainda assim, de proporcionar uma boa aventura a leitores de todas as idades. Leve, simples e bastante interessante, uma boa história. 

Autora: Rita Vilela
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário