sexta-feira, 23 de março de 2018

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 2 (Elena Favilli e Francesca Cavallo)

Escritoras, activistas, cientistas, atletas, rainhas, combatentes, artistas. De todos os tempos e de todos os lugares, as mulheres deste livro têm um ponto em comum: não tiveram medo de lutar pelos seus sonhos e pelas causas que julgaram dignas do seu esforço. E esse percurso fez delas exemplos e inspirações para as gerações futuras. São estas histórias - breves, mas claríssimas - que dão forma a este livro, um conjunto de histórias para adormecer - e acima de tudo para sonhar - sobre figuras tão intrépidas quanto reais.
Para quem já tiver lido o primeiro volume das Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes, não há muito de novo a acrescentar sobre este volume, pois as características são as mesmas. A simplicidade e a cor que tornam este livro igualmente cativante para leitores de todas as idades. A pertinência das histórias e o ideal subjacente de força, de possibilidade, de capacidades e direitos iguais. Tudo isto estava presente no primeiro volume e tudo isto está tão bem aqui.
O que há de novo? Bem, as histórias, claro. Pois há mais rebeldes do que as referidas no primeiro livro. Haverá certamente mais que as contidas nos dois livros juntos. Mas cada uma das histórias - do primeiro livro e deste - é um registo válido e pertinente, um exemplo a seguir, uma fonte de inspiração. E por isso este segundo volume é igualmente relevante, pois acrescenta mais histórias, mais exemplos, mais figuras que é importante conhecer. 
E é um livro que fica na memória, não só pelas histórias em si - que bastariam, é claro, para fazer com que a leitura valesse a pena - mas também pela forma como o próprio livro está estruturado. História, retrato, citação - permitindo ver o percurso, o rosto por detrás da história e as afirmações mais memoráveis dessa figura central. Além disso, a diversidade de ilustradores - e, consequentemente, de estilos - realça a abrangência do todo. Para diferentes figuras - diferentes histórias, diferentes áreas, diferentes origens - diferentes estilos de ilustração. Diferentes, mas belíssimos, todos eles.
O resultado é um livro bonito e relevante, para leitores de todas as idades. Cheio de cor e de beleza, acessível e agradável de ler e, acima de tudo, muito pertinente, um livro a não perder. E a reler muitas vezes. 

Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário