quarta-feira, 3 de junho de 2015

A Espada Ajuramentada (George R.R. Martin)

Passaram quase dois anos desde o torneio em que, depois de tudo ter corrido terrivelmente mal, Dunk acabou por sair vitorioso e com um novo - e misterioso - escudeiro. Agora, ao serviço de Sor Eustace, há um novo conflito prestes a emergir. Tudo começa com o desvio de um ribeiro, algo que Dunk - aliás, Sor Duncan, o Alto - não pode deixar de comunicar ao seu senhor. Mas o que Sor Eustace vê como uma transgressão imperdoável tem, na verdade, uma explicação bem diferente. E quando a adversária tem uma reputação tão temível quanto a da Viúva Vermelha, e um temperamento tão forte, as coisas não podem acabar sem que algum sangue seja derramado. Mas o de quem?
Tal como O Cavaleiro de Westeros, também este A Espada Ajuramentada é uma adaptação de um conto do mesmo nome. E tal como com o livro anterior, também este é perfeitamente compreensível para quem não tiver ainda lido o conto (como é o meu caso). Deve-se isto, mais uma vez, em grande parte ao equilíbrio entre texto e imagem, num conjunto que permite reter todas as informações relevantes para a compreensão da história. Além disso, os pensamentos de Dunk ajudam à compreensão dos aspectos mais complexos - como as grandes batalhas do passado ou algumas regras essenciais.
Também não é necessário ter lido O Cavaleiro de Westeros, ainda que haja alguns elementos que fazem mais sentido se se conhecer essa parte da história de Dunk e Egg, além do percurso evolutivo do próprio Dunk. Mas, de maneira geral, a situação em que os protagonistas se vêem envolvidos é independente da do livro anterior, pelo que é perfeitamente compreensível sem qualquer conhecimento prévio. Além disso, alguns dos elementos mais importantes - como a posição de Egg, por exemplo - são reafirmados neste livro.
Mas falando da história propriamente dita. Um dos aspectos mais interessantes de acompanhar ao longo deste livro é a evolução de Dunk, não só do cavaleiro não muito confiante do livro anterior, mas também do papel que tem a desempenhar nesta nova história. Fiel ao seu senhor, Dunk vê-se confrontado com umas quantas mentiras e mal-entendidos, que o levam a questionar algum do conhecimento que tem do mundo. E, no fim de tudo isso, Dunk emerge como uma personagem mais forte e mais carismática - o que acaba por ser algo de particularmente marcante.
No que diz respeito ao conflito propriamente dito, sobressaem, por um lado, os episódios mais caricatos nos preparativos do "exército" de Sor Eustace, mas, acima de tudo, toda a história em torno da Viúva Vermelha, que culmina num final que, ainda que um pouco apressado, não deixa de surpreender. Mas, mais que isso, sobressai a intensa relação com uma rebelião do passado, relação essa que, além de ser muito reveladora sobre algumas das personagens, permite ficar com uma ideia mais clara do cenário mais vasto a que esta história pertence.
Tudo isto resulta numa história que, não tão marcante como O Cavaleiro de Westeros, mas, apesar disso, à altura das expectativas, retoma as aventuras de duas personagens carismáticas, levando-as a novas batalhas, novas emoções... E, de certa forma, a uma nova etapa no seu crescimento. Recomendo, portanto. 

Título: A Espada Ajuramentada
Autor: George R.R. Martin
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário