sábado, 20 de junho de 2015

Crónicas de André e Vicente - O Bosque dos Murmúrios (Anita dos Santos)

O verde está a desaparecer e, por mais que tentem, ninguém na aldeia consegue encontrar uma solução para o problema. Mas algumas pistas nos arquivos e a intensa vontade de fazer alguma coisa enviam André e Vicente numa demanda: encontrar o Senhor dos Bosques, de quem se diz que, em tempos, terá derrotado o Negro e que, por isso, talvez o possa fazer outra vez. Mas há mais do que uma simples busca no caminho dos dois rapazes. Também eles têm um segredo e o papel que deverão desempenhar vai muito para além do de dois rapazes inocentes com vontade de fazer o que é certo. E o inimigo, esse, está mais perto do que parece. E é urgente encontrar uma resposta.
Bastante simples e direccionado, em grande medida, para um público mais jovem, este é um livro que se pode definir como, acima de tudo, uma história de aventuras. Há uma missão a cumprir, um inimigo maléfico a combater e muita magia no meio, tanto do lado do bem como do do mal. E assim, esta é uma história que, não sendo propriamente surpreendente, pelo menos na globalidade, cativa principalmente pelo ritmo do enredo - em que há sempre alguma coisa a acontecer - e pelas pequenas surpresas.
E é destas pequenas surpresas que surgem as principais forças da história. Por duas razões. Primeiro, pela forma como a autora narra os acontecimentos, guardando os segredos das suas personagens até ao momento em que a sua revelação mais importa. E segundo, pelo contexto em que tudo decorre, num mundo em que, não havendo propriamente uma caracterização exaustiva, há, ainda assim, um conjunto de elementos bastante interessantes. E que, dado o fim desta história, deixam em aberto a possibilidade de novas aventuras.
Quanto a fragilidades, sobressaem essencialmente duas. A primeira é que, ao dar prioridade aos acontecimentos, fica, por vezes, a impressão de alguma pressa na explicação das coisas e, por isso, a ideia de que mais haveria a dizer, principalmente em termos de contexto. A outra é algum descuido a nível de revisão, já que surgem algumas gralhas (principalmente confusões entre à e há ou entre trás e traz) que acabam por quebrar o ritmo de uma escrita que é, no geral, bastante cativante.
Considerando tudo isto, a impressão que fica é a de uma história leve e cativante, com vários momentos divertidos e bastante potencial em termos de continuidade. Uma aventura envolvente, com personagens bem caracterizadas (ainda que de forma sucinta) e uma conclusão que, encerrando esta aventura em particular, desperta curiosidade para um possível futuro. Tudo somado, uma boa leitura.

Título: Crónicas de André e Vicente - O Bosque dos Murmúrios
Autora: Anita dos Santos
Origem: Ganho num passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário