segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Medicina Chinesa (Tom Williams)

Cada vez mais se ouve falar em medicinas alternativas ou complementares e, de entre todas elas, algumas das mais referidas - acupunctura, fitoterapia... - fazem parte do que se considera ser a medicina tradicional chinesa. Mas o que é exactamente a medicina chinesa e em que fundamentos se baseia? Este livro, que não pretende ser um guia prático, mas, acima de tudo, um texto informativo, apresenta os fundamentos essenciais de um sistema que, diferente em todos os aspectos, nunca será fácil de compreender, mas que, pela sua complexidade e não só, surge aqui como algo de muitíssimo interessante.
Um dos aspectos que mais cativa para este livro é a postura do autor ao escrevê-lo. Postura essa que não pretende convencer ninguém a acreditar, nem muito menos orientar para a prática da medicina chinesa (muito pelo contrário, reserva aos praticantes experientes o papel que lhes é devido). O objectivo é, acima de tudo, informar e, nesse objectivo, tudo indica que o autor é bem sucedido.
Isto não quer dizer que a explicação seja fácil. Com todas as diferenças relativamente à perspectiva ocidental - processos em oposição a estrutura, elementos energéticos em vez de físicos, interacções em tudo diferentes das explicadas pelas bases da medicina ocidental - o sistema na base da medicina chinesa é vasto e complexo e, por isso, revela-se, em vários aspectos, difícil de assimilar. É, aliás, deste ponto que surge um aspecto que teria sido diferente desenvolver um pouco mais: os paralelismos e as divergências entre os dois sistemas. É que, apesar de a explicação ser tão clara quanto possível (tendo em conta toda a vastidão de ideias e de termos envolvidos no sistema), uma analogia com o mais conhecido poderia, talvez, facilitar a compreensão.
Mas voltando à globalidade. Outro aspecto particularmente bem conseguido é o facto de não se centrar em demasia em nenhuma das práticas englobadas na dita medicina chinesa, explicando antes os fundamentos do todo, para depois aprofundar um pouco mais cada um dos métodos. Desta forma, e mesmo que as bases não sejam fáceis de compreender, é possível ficar com uma ideia global bastante clara, e isto tanto para quem já tem algumas ideias sobre o assunto como para absolutos leigos na matéria (como é o meu caso).
Dito isto, poder-se-ia definir este livro como uma exposição abrangente e esclarecedora quanto baste, ainda que não propriamente fácil de digerir. Mas, se o objectivo é transmitir a informação e deixar o leitor com uma noção mais precisa do que define os fundamentos da medicina chinesa, então não há dúvidas de que o livro cumpre esse objectivo. E, desse ponto de vista, acaba por ser uma leitura muito interessante.

Título: A Medicina Chinesa
Autor: Tom Williams
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário