terça-feira, 9 de junho de 2015

A Vida Segundo Goya (José Jorge Letria)

Goya. Não o das artes, mas brilhante, à sua maneira. Sem pressas, com um fraquinho por doces e um coração repleto de ilimitada ternura, este Goya - de quatro patas - pode não ser um génio universal, mas facilmente conquistou um lugar no coração do dono. E esta é a sua história. Ou antes, não exactamente a história de vida do cão, mas antes as reminiscências de uma vida de afectos partilhados entre o dono e o cão que ama. 
Centrado na figura de Goya - e em toda a ternura que o rodeia - este é um livro que cativa, em primeiro lugar, por fugir à fórmula habitual em muitos outros livros sobre cães. Se é certo que, para cada dono, o seu amigo de estimação lhe proporciona momentos únicos, a verdade é que, dentro dos livros do género, há sempre uns quantos pontos comuns a sobressair, o que pode, por vezes, tornar a leitura um tanto repetitiva para quem já se cruzou com umas quantas histórias do género.
Não é o caso deste livro. Talvez pelo registo intimista com que o autor fala do seu cão - e com ele, até - ou talvez por, mais que de uma linha definida de acontecimentos, a narrativa se fazer de impressões e de memórias, reflectindo tanto os momentos marcantes como os sentimentos e laços a eles associados. Além disso, há um constante cruzamento entre a história do cão e a vida - e pontos de vista - do dono, o que confere ao livro uma nova amplitude.
Mas o grande ponto forte é, sem dúvida, a emoção. Mais que as ideias e experiências do autor - que, por muito interessantes que sejam, criam, por vezes, uma impressão de distância - são os sentimentos o que verdadeiramente marca. Descritos com a mestria de quem parece invocar sempre as palavras certas, são sentimentos que facilmente se transmitem ao leitor. E para quem gosta de animais - e, em particular, de cães, como é o meu caso - é absurdamente fácil reconhecer pontos em comum com essas expressões de afecto. É isso, acima de tudo, que fica na memória.
O que fica, então, de todo este percurso? Acima de tudo, uma impressão de genuíno afecto, do tipo de afecto que tão familiar é a todos aqueles que já tiveram a oportunidade de se apaixonar por um amigo de quatro patas. E uma leitura envolvente, repleta de ternura e que, por isso, nunca deixa de cativar. Uma boa leitura, em suma. 

Título: A Vida Segundo Goya
Autor: José Jorge Letria
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário