domingo, 28 de junho de 2015

A Guerra dos Tronos - Vol. 4 (George R.R. Martin)

Aproximam-se tempos de grandes mudanças. Na Muralha, fala-se de movimentações suspeitas e de inimigos temíveis. Na corte, um rei jovem toma decisões que podem comprometer negociações futuras. Entretanto, diferentes casas avançam para a guerra e novos pretendentes a rei assumem as suas posições. E, longe dos olhos dos combatentes, uma rainha prepara-se para pagar um preço elevado pelo papel que terá de assumir. Está perto o caos. A guerra é inevitável. E o Inverno está a chegar...
Último volume da adaptação a banda desenhada do primeiro volume das Crónicas de Gelo e Fogo, este é um livro que se mantém, em grande medida, fiel às características dos anteriores. E, por isso, cativa, em primeiro lugar, por ser um regresso a uma história fascinante, e um regresso que dá a lugares e personagens uma imagem visual mais precisa. Foi este, desde o início, um dos primeiros pontos a chamar a atenção e continua a sê-lo neste último volume: a representação por imagens da história já conhecida dos livros acrescenta-lhe algo de diferente, mas sem perder de vista as linhas essenciais.
Além disso, é este o volume em que estão representados muitos dos grandes acontecimentos e, por isso, não deixa de ser particularmente cativante reviver o impacto dessas grandes surpresas. Que já não são surpresas, pelo menos para quem leu o livro, mas que, tanto pela mestria com que foram construídas como, mais uma vez, pela nova perspectiva transmitida pelas imagens, não perdem, neste regresso, nenhuma da sua força.
Ainda um outro ponto interessante - e também ele comum aos volumes anteriores - é a forma como, ainda que com a componente descritiva e de contexto remetida em grande parte para o aspecto visual, os traços mais marcantes das personagens continuam bem presentes, seja nas expressões, seja nos próprios diálogos. E claro, há personagens mais marcantes pelas frases acutilantes - Tyrion, em particular - e esse reconhecimento das personagens que conhecemos dos livros contribui também para a sensação de familiaridade - do tal regresso - que fica também desta leitura.
Fascinante regresso a uma história já conhecida, ou uma forma diferente de conhecer essa história, este é, pois, um livro que cativa e que surpreende, mesmo que os acontecimentos centrais sejam já familiares. E é essa capacidade de contar a mesma história de uma forma diferente que faz com que este livro valha mesmo muito a pena - mesmo para quem já conhece a história. Recomendo sem reservas.

Título: A Guerra dos Tronos - Vol. 4
Autor: George R.R. Martin
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário