quarta-feira, 24 de junho de 2015

Gilgamesh - Na Demanda da Imortalidade (Artur Pais)

Gilgamesh foi, em tempos, um grande rei na cidade de Uruk. Mas era um tirano e isso fez com que as preces do povo lhe trouxessem um adversário à altura. Mas da batalha com Enkidu - criação da deusa mãe - não resultaria uma derrota, mas um novo começo, pois o grande rei descobriria na amizade e na aventura um novo caminho para a vida. Mas os deuses testam duramente aqueles que amam - e ainda mais os que os desafiam. Esta é a história dessa grande aventura.
Vocacionado para um público jovem, este é um livro que parte de uma história sobejamente conhecida para a contar de uma forma mais simples, mas igualmente cativante. Para tal, conjuga um texto fluído, ainda que de ritmo pausado, com ilustrações também elas de relativa simplicidade, mas surpreendentemente cativantes, para formar uma narrativa bastante breve, mas envolvente e interessante.
É neste equilíbrio que está a grande força deste livro. Texto e ilustração completam-se, dando uma nova imagem a um conjunto que, bastante próximo do épico que lhe serve de base, o resume ao essencial, sem por isso se tornar demasiado simplista. Faz, em certa medida, lembrar o Ulisses, de Maria Alberta Menéres, pois, da mesma forma, parte de uma história mais complexa para, centrando-se nos momentos essenciais, a tornar mais acessível.
Claro que, dada a brevidade, fica a impressão de haver mais para dizer, pois, sendo os acontecimentos o centro da narrativa, não há grande espaço para proximidade ou empatia relativamente às personagens. O que há, ainda assim, é uma aventura interessante e, neste aspecto, o livro consegue captar o interesse do leitor. Até porque, apesar das poucas gralhas que escaparam, a escrita tem um ritmo bastante agradável.
Tudo somado, temos um livro que, de forma simples e envolvente, mas sem descurar os elementos essenciais da história, resume as linhas essenciais de um épico, tornando-o mais fácil de assimilar. É, no fundo, a versão abreviada de uma história maior, e por isso fica, inevitavelmente, a ideia de mais haver para descobrir. Ainda assim, o que aqui se apresenta é mais que satisfatório e, por isso, a impressão que fica é a de uma boa leitura.

Título: Gilgamesh - Na Demanda da Imortalidade
Autor: Artur Pais
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário