segunda-feira, 29 de junho de 2015

Palácios e Casas Senhoriais de Portugal (Diana de Cadaval)

De norte a sul do país e não só nas grandes cidades, há paços e palácios, casas com história - e com histórias para contar. Ricos, elegantes, repletos de beleza, muitos destes lugares tiveram um papel no percurso das grandes figuras da História de Portugal. O que a autora nos apresenta neste livro é uma viagem - sucinta e, em grande medida, pessoal - a estes lugares, dando a conhecer o que de melhor neles existe. Nos lugares, e nas histórias que lhes estão associadas.
Um dos aspectos que primeiro importa referir sobre este livro é que não é - nem pretende ser - um guia exaustivo. Talvez nem sequer um guia. E, assim sendo, o que define este livro não é uma exposição detalhada de características de cada um dos lugares que aborda, mas antes um conjunto de impressões pessoais, complementadas com uma base histórica. E, sendo assim, de várias destas explicações sucintas, fica a impressão de que mais haveria a dizer. A própria autora o diz. Mas, para conhecer o essencial e para despertar curiosidade, o que parece ser, em grande medida, o objectivo deste livro, este registo sintético e pessoal acaba por ser o mais adequado.
É que, ao conjugar as suas impressões com os elementos descritivos (que dominam) e o contexto histórico, a autora torna mais acessível a sua exposição das características do lugar. Claro que todos estes sítios serão, naturalmente, dignos de uma exposição tão completa quanto possível, mas, ao partilhar as suas impressões, a autora permite ao leitor pôr-se no papel de um visitante, sendo mais fácil imaginar essas impressões como suas.
Também interessante é o facto de o livro não se resumir aos palácios mais conhecidos, percorrendo antes locais espalhados um pouco por todo o país. Claro que há zonas dominantes, mas isso era algo de prever. E acrescente-se ainda uma outra nota para o conjunto de fotografias e ilustrações que complementam o texto com uma componente visual, tornando mais fácil a assimilação - ainda que, inevitavelmente, parcial - dos cenários descritos.
Tudo somado, o que fica deste livro é a impressão de um percurso pessoal por um conjunto de lugares estimados. Um percurso em que cada paragem é descrita de forma bastante breve, mas equilibrada e esclarecedora, ainda que, nalguns casos, haja, inevitavelmente, muito mais a explorar. Um bom ponto de partida, em suma, para conhecer um pouco mais destes lugares e para despertar a curiosidade em saber ainda mais. Gostei.

Título: Palácios e Casas Senhoriais de Portugal
Autora: Diana de Cadaval
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário