quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Escolha (Kiera Cass)

Restam apenas quatro candidatas na Selecção. E, ainda que America seja a favorita, pelo menos no coração de Maxon, os obstáculos são mais que muitos. Para começar, o rei não a suporta e só precisa de um pretexto para se livrar dela de vez. E, para piorar as coisas, as acções dos rebeldes têm-se vindo a revelar cada vez mais destruidoras. No meio do caos, do perigo e da intriga, America tem de pôr de parte as suas dúvidas e assumir, de uma vez por todas, aquilo que quer. Mas, com tantos segredos guardados e a desconfiança a crescer, será que o amor é suficiente?
Dando continuidade à história dos volumes anteriores, e encaminhando-a para a sua conclusão, este é um livro que mantém, em grande medida, as características dos anteriores. Mas, dividido entre o romance dos protagonistas, as intrigas e obstáculos inerentes à Selecção e a situação perigosa do reino, A Escolha sobressai, em primeiro lugar, por uma grande evolução em termos de equilíbrio. Claro que o cerne da história continua a ser a relação de America com Maxon. Mas há mais desenvolvimento a nível de sistema, novas perspectivas sobre as vidas das personagens e, no geral, um maior equilíbrio entre as diversas partes que compõem a história.
Além disso, e tendo em conta que este é o volume final - pelo menos, no que à Seleção de America e Maxon diz respeito - , há situações que é preciso fechar e pontas soltas que precisam de ser atadas. Este é, talvez, o grande ponto forte deste livro, já que, tanto nas relações pessoais como na intriga política (ainda que, nesta, fique ainda bastante em aberto), há grandes mudanças a acontecer. Isto torna a história mais intensa, proporciona vários momentos marcantes e abre caminho a um final particularmente forte.
Continua a ficar a impressão de que, nalguns aspectos, haveria mais a explorar, nomeadamente no que respeita a Gregory Illéa e aos rebeldes. Ainda assim, as inevitáveis limitações de uma história contada na primeira pessoa são amplamente compensadas pela maior proximidade que daí resulta. E, tendo em conta os acontecimentos deste livro, acompanhar o enredo do ponto de vista de America torna tudo muito mais emocionante. 
A soma de tudo isto é uma leitura leve e cativante, mas com vários momentos especialmente marcantes e um conjunto de personagens que, crescendo de livro para livro, acabam por revelar aqui o seu melhor lado. Uma boa história, portanto, e uma boa leitura.

Título: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário