quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Butcher's Crossing (John Williams)

À chegada a Butcher's Crossing, Will Andrews traz consigo uma ânsia, a de encontrar, longe de tudo o que conhece, a sua verdadeira identidade. Como o fará, não sabe ao certo, mas, naquela terra de caçadores, espera encontrar um caminho. Orientado, com alguma relutância, por um conhecido do seu pai, Andrews encontra-se com Miller, possivelmente o melhor dos caçadores da zona. E o que Miller lhe promete é, talvez, precisamente a aventura que buscava. Seduzido pela promessa de uma caçada inimitável, Will aceita financiar a expedição prometida. Mas o que, no momento da partida, era uma aventura promissora não tarda a esbarrar com os obstáculos da realidade. E as consequências serão terríveis.
História de uma viagem pelo oeste selvagem, mas bem longe do previsível registo de uma aventura heróica, este livro surpreende, em primeiro lugar, por ser precisamente o oposto daquilo que se espera de um western. Sim, é uma história de homens fortes, de aventuras perigosas, de viagens por cenários desolados e de ambientes onde a civilização é um conceito relativo. Mas não é um duelo entre homens, mas antes um confronto entre homem e natureza, e isso faz toda a diferença.
Tendo isto em vista, nunca será uma leitura fácil. Primeiro, porque a componente descritiva domina grande parte do enredo, apresentando até os mais pequenos pormenores dos preparativos e das circunstâncias das personagens, bem como todas as características do cenário. Ora, isto faz com que o ritmo da narrativa se torne mais lento, é certo. Mas contribui também para que, a cada passo da viagem dos protagonistas, seja incrivelmente fácil visualizar aquilo que vêem, sentem e fazem.
Também o próprio percurso das personagens contribui para tornar a leitura mais exigente, não só pelas muito detalhadas descrições e explicações daquilo que estão a fazer, mas pela dureza das mudanças que nelas são operadas. Andrews, Miller, Schneider e Charley Hoge são pessoas diferentes no início e no fim da viagem, e o percurso de um ponto ao outro é duro e repleto de mudanças. E, porque essas mudanças nem sempre são óbvias, mas as consequências conseguem ser terríveis, não há nenhum pormenor, por mais ínfimo que seja, que não seja relevante.
Nem sempre é fácil compreender as personagens. Na verdade, e tendo em conta a vastíssima componente descritiva, surpreende a relativa distância que, por vezes, se sente para com as suas circunstâncias. Ainda assim, e tendo em conta o que move os protagonistas, acaba por fazer sentido que a história não se faça de grandes emoções. Além disso, esta relativa distância faz com que, quando surgem os episódios mais intensos, o seu impacto acabe por ser muito maior.
Denso e exigente, mas muitíssimo interessante na forma como apresenta o percurso das suas personagens, este é, pois, um livro que, mesmo nem sempre sendo fácil de seguir, cativa e surpreende em todos os aspectos relevantes. E isso é mais do que o suficiente para fazer com que a leitura valha a pena.

Título: Butcher's Crossing
Autor: John Williams
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário