domingo, 22 de novembro de 2015

Demónios de uma Mansão (Francisco Meneses Pereira)

À chegada à sua nova casa, uma mansão que esteve abandonada durante décadas, Gabriel, Raphael e Michael não conseguem conter o entusiasmo ante tudo o que têm para explorar. Mas a curiosidade pode ser perigosa, principalmente quando há lendas antigas associadas ao espaço que é agora o seu lar. Movidos pela vontade de conhecer, os três irmãos divertem-se a percorrer a casa, descobrindo objectos e recantos fascinantes. Até que, um dia, que se vêem frente a frente com o segredo da casa. E desencadeiam uma mudança de consequências avassaladoras...
Intrigante e surpreendente nos momentos certos, ainda que, noutros, um pouco ambíguo, este é um livro que, tal como muitas outras estreias, tem as suas forças e as suas fraquezas. Forças e fraquezas que se compensam mutuamente, dando forma a um livro que, não sendo perfeito, apresenta, ainda assim, bastante potencial e mais que o suficiente para proporcionar uma leitura agradável e cativante. Mas vamos por partes.
Um dos primeiros aspectos a destacar-se ao longo da leitura é a forte componente descritiva, principalmente na fase inicial. Ora, isto confere ao livro um ritmo mais pausado, já que as personagens e as suas experiências passam, a princípio, para um segundo plano face às descrições do espaço. Claro que estas descrições acabam por ser necessárias, atendendo à importância do lugar para o desenvolvimento da história. Ainda assim, o ritmo torna-se mais lento por causa delas.
Felizmente, este ritmo vai ganhando intensidade com o progredir da história. Para isso, contribui em muito o elemento sobrenatural que, revelado de forma gradual, cria, primeiro, uma aura de mistério, para depois cativar pelas suas peculiaridades. Ficam algumas perguntas em aberto, é verdade, sobre o porquê das coisas. Mas o equilíbrio entre as facetas mais conhecidas dos "demónios" e aquilo que os diferencia torna as coisas bastante mais interessantes.
Em termos de escrita, perde-se um pouco pelo excesso descritivo da fase inicial, mas nota-se também uma evolução em termos de ritmo ao longo do enredo, abrindo caminho a um final que, apesar de um pouco brusco, consegue, ainda assim, surpreender pela intensidade. Além disso, e apesar de alguns erros presentes no texto, começa a definir-se uma voz mais segura na forma de contar a história.
De tudo isto, resulta uma história intrigante, que, apesar de algumas fragilidades, consegue não perder a envolvência e a capacidade de surpreender. Um início promissor, portanto, e uma leitura agradável. Gostei.

Título: Demónios de uma Mansão
Autor: Francisco Meneses Pereira
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário