domingo, 8 de novembro de 2015

Os Planos Bilderberg para Portugal (Rui Pedro Antunes)

Para alguns, Bilderberg, enquanto reunião secreta, é onde se planeiam as bases de um governo mundial. Outros dizem que é uma simples conferência, invulgar apenas pelo nível dos seus participantes. Mas, entre um ponto e o outro, entre defensores e detractores, existem os factos. E, ainda que aquilo que realmente se sabe possa ser muito menos do que fica por dizer, é dos factos, acima de tudo, que trata este livro.
O primeiro aspecto a chamar a atenção neste livro é a posição com que o autor se propõe abordar o tema, nem do lado dos defensores nem do dos detractores, mas antes pretendendo transmitir uma visão tão imparcial quanto possível. Sem por isso deixar de expor a sua opinião, é certo, mas centrando-se nos factos, o autor constrói um retrato global de como funciona o Bilderberg e, em particular, dos participantes que desempenham ou desempenharam um papel de relevo em Portugal. E fá-lo de forma clara e acessível, ainda que, dado o secretismo de Bilderberg, fiquem, inevitavelmente, muitas perguntas sem resposta.
Outro aspecto interessante é, claro, a informação em si, que, sendo apresentada de forma clara e organizada, se torna fácil de assimilar (ainda que, mais uma vez, fiquem sempre perguntas em aberto). Para isso contribui também a estrutura do livro que, dividindo-se entre as bases, as personalidades centrais e as possíveis influências no mundo, torna mais claras as associações e os acontecimentos apresentados ao longo do livro.
Fica, é claro, a vontade de saber mais. E é tendo isto em conta que um outro aspecto sobressai. O autor vai referindo, ao longo do texto, vários autores, o que acaba por apontar para outro material de leitura sobre o assunto. E, por fim, na conclusão, expõe a sua própria opinião, que, num livro absolutamente centrado em factos, acaba por acrescentar um interessante traço pessoal.
A soma de tudo isto é um livro que, apesar da relativa brevidade e das muitas perguntas que, inevitavelmente, ficam em aberto, permite uma boa compreensão do que é o Bilderberg e de como a sua influência gera acontecimentos - e teorias da conspiração. Uma leitura interessante, portanto. 

Título: Os Planos Bilderberg para Portugal
Autor: Rui Pedro Antunes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário