quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Pura Coincidência (Renée Knight)

Catherine Ravenscroft não tem motivos para se preocupar. Bem-sucedida no emprego e com um bom casamento, não espera grandes mudanças na sua vida. Mas a descoberta de um livro na sua nova casa abala as fundações da sua tranquilidade. É que o que começa por ser apenas uma leitura empolgante cedo se revela assustadoramente real. A história que está a ler é a sua. Ainda que não seja inteiramente igual, Catherine reconhece-a. E essa história é um segredo que guardou para si durante décadas - e que devia estar seguro, pois o único outro participante está morto. Como foi, então, que o passado voltou para a atormentar?
Com uma premissa intrigante e uma escrita que cativa desde o início, este é um livro que, diferente em muitos aspectos da fórmula habitual dos thrillers, consegue, ainda assim, causar todas as impressões desejadas. Intrigante, desde logo, vai crescendo em intensidade à medida que o mistério ganha novos contornos, ao mesmo tempo que transmite ao leitor impressões que, sem serem inteiramente falsas, acabam por apontar para uma verdade diferente da que está subentendida. Este é, aliás, o grande ponto forte deste livro: a forma como a autora avança de revelação em revelação, acrescentando novos factos e novas perspectivas, sem nunca deixar de surpreender.
Para o prolongar do mistério contribui também a forma como o livro está construído, alternando entre diferentes pontos de vista e percorrendo um conjunto de revelações que parecem ser descobertas, em simultâneo, pelo leitor e pelas próprias personagens. Além de aumentar a sensação de proximidade e de empatia - ou de aversão, dependendo do caso - , esta alternância de perspectivas permite também as tais insinuações que, apontando para uma explicação que nem sempre é verdadeira, sustentam o delicado equilíbrio entre aquilo que se sabe e o que se julga saber.
E depois há outro aspecto marcante, nas diferenças entre a história vivida e a história contada e na forma como estas reflectem limites e capacidades de compreensão. É que há uma vida construída para lá do segredo de Catherine, e a sua revelação vem pôr muito em causa. E, na forma como as personagens reagem, nas conclusões que tiram e nas escolhas que fazem a partir daí, há todo um conjunto de questões interessantes a ponderar.
Intenso e viciante, com um enredo cheio de surpresas e em que aquilo que se sabe e o que se julga saber são coisas completamente diferentes, este é, pois, um livro surpreendente em todos os aspectos. Intrigante desde as primeiras páginas e marcado por uma sucessão de reviravoltas e de descobertas inesperadas, uma leitura que facilmente se entranha na memória. Muito bom. 

Título: Pura Coincidência
Autora: Renée Knight
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário