sábado, 7 de novembro de 2015

Einstein's Beach House (Jacob M. Appel)

Vidas normais que se tornam estranhas. Esperanças e medos e experiências que começam com o que parece ser uma simples rotina, mas que se expandem até algum tipo de transcendência. Tudo isto faz parte deste livro, onde uma escrita fluida, um elenco de personagens únicas e várias histórias interessantes prometem dar forma a uma leitura muito envolvente. 
E tudo começa com Hue and Cry, que conta a história de um homem com uma doença genética e as suas tentativas de levar algum perdão ao predador sexual que vive perto de sua casa. Centrado na perspectiva da filha do protagonista, este conto mistura a inocência de uma rapariga com a crueldade de um julgamento para toda a vida. É também uma história sobre o fim da infância e, maravilhosamente escrito no seu registo algo melancólico, um conto estranhamente tocante.
La Tristesse des Hérissons conta a história de um casal que decide adoptar um ouriço-cacheiro, apenas para descobrir que este sofre de uma doença invulgar para a sua espécie: depressão. Algo peculiar, mas também bastante intrigante, é mais que a história de um recém-chegado à família. Reflecte também as dificuldades da relação entre os protagonistas, revelando as suas personalidades e o tipo de situações que estão dispostos a aceitar um pelo outro – mesmo que isso signifique acatar exigências irracionais. É também uma história sobre limites – como o final surpreendente tão claramente demonstra.
Strings é sobre o quão avassalador pode ser encarar o regresso de alguém do passado… mesmo quando essa pessoa apenas vem pedir alguns pequenos favores. Ligeiramente bizarro, mas também muito cativante, este é um conto que traz o passado para o presente, moldando-o numa perspectiva diferente, e nele depositando esperanças e medos. E é este equilíbrio de esperança e medo, culminando num final algo inesperado, que torna esta história memorável.
Limerence fala de uma estranha relação. Lena e Jesse são jovens, as suas vidas não podiam ser mais diferentes e, de alguma forma, partilham, ainda assim, uma estranha ligação. Intrigante na sua estranha fusão de inocência e tristeza, esta é, acima de tudo, uma história de crescimento… e uma lembrança de como isso pode ser difícil.
Einstein’s Beach House fala de como um erro num guia leva um homem a mudar a história da sua casa, com considerável sucesso financeiro… e subsequentes problemas. Também algo bizarro, mas intrigante desde as primeiras linhas, trata-se de um conto muito peculiar, e também muito surpreendente. Principalmente tendo em conta que o final é tudo menos o que se espera.
The Rod of Asclepius é a história de um homem que, após a perda da mulher, decide fazer uma visita ao hospital. Ou várias. Misteriosa e cativante, trata-se tanto de uma história de inocência como de dor e das suas consequências inesperadas. Narrado por uma menina de seis anos – na altura dos acontecimentos – lança uma nova perspectiva sobre o que o seu pai está a fazer. E isso torna a história muito mais interessante. E muito mais triste.
Sharing the Hostage fala do rapto de uma tartaruga e de uma relação onde tudo é estranho. Também algo bizarro, mas intrigante na sua estranheza, este conto mostra, em toda a sua peculiaridade, os sacrifícios que um homem está – ou não – disposto a fazer para manter uma relação. No essencial, uma leitura leve e divertida.
Por fim, Paracosmos conta a história de uma rapariga solitária e da sua invulgarmente complexa amiga imaginária. Intrigante e algo triste, também este conto é um pouco estranho, mas estranhamente cativante. Faz-nos pensar no que está realmente a acontecer a Eve, ao mesmo tempo que lança uma perspectiva diferente sobre a definição de faz-de-conta.
Oito histórias fascinantes, bizarras na essência, mas magnificamente escritas. É esta, no fim de contas, a essência deste livro. E, com as suas estranhas – mas estranhamente cativantes – personagens, situações e conclusões, este bastante brilhante conjunto de histórias nunca poderia ser menos que memorável. Muito bom, em suma. 

Título: Einstein's Beach House
Autor: Jacob M. Appel
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário