segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Eu Fui a Espia que Amou o Comandante (Marita Lorenz)

Dos campos de concentração a um mundo de aventuras no mar, passando por Cuba, com a sua primeira paixão, e a entrada num mundo de missões confidenciais. Uma vida que, desde cedo e durante longos anos, se fez de aventuras e de perigos, de dificuldades e medos e de paixões não muito claras. E de um papel discreto, mas talvez relevante, na história do mundo. Assim se define a história de Marita Lorenz, contada pela sua própria voz.
Relato autobiográfico de um percurso com pontos de contacto com várias figuras importantes, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pelo facto de ser escrito pela própria protagonista. Ao ser a história de Marita contada por ela própria, traça, acima de tudo, o seu percurso individual, e fá-lo dando voz aos seus pensamentos, emoções e receios a cada passo do caminho. E, ao fazê-lo, reflecte também mudanças de perspectiva e de forma de pensar, causadas pelos acontecimentos que vão sendo narrados. 
Claro que, sendo um relato pessoal, há contrapartidas. Em primeiro, as percepções que reflecte são as da autora e, assim sendo, fica a possibilidade de haver outros pontos de vista sobre o mesmo assunto. Além disso, sendo, acima de tudo, a história de Marita, fica a faltar alguma base do contexto associado às acções em que esteve envolvida que, não sendo essencial à compreensão dos acontecimentos, poderia, ainda assim, transmitir uma perspectiva mais ampla dos momentos vividos pela protagonista.
Mas é, de facto, a vida de Marita o centro deste livro. E, tendo isso em vista, a verdade é que há, em tudo aquilo que é narrado, a percepção do que terá sido, verdadeiramente, uma vida de filme. Intrigas, reviravoltas inesperadas, perigos e ameaças, relacionamentos complicados, traições e enganos vindos de onde menos se esperava... Um sem fim de situações complexas e intrigantes que fazem da história da autora algo de bastante impressionante. Tudo num registo que, cativante no seu tom quase que de confissão, torna a leitura fluída e envolvente.
Surpreendente no que revela do percurso da autora, mas também do contexto histórico desse percurso, este é, pois, um livro que, sendo, acima de tudo, um registo pessoal da vida de Marita Lorenz, cativa principalmente pela perspectiva pessoal que confere às coisas. Mas também pelo longo e tortuoso percurso que torna a leitura tão interessante. 

Título: Eu Fui a Espia que Amou o Comandante
Autora: Marita Lorenz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário