quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Corredores (Ana Wiesenberger)

Toda a alma tem os seus corredores, por onde deambula em busca de aspirações e de sonhos, fugindo dos seus demónios interiores. Toda a alma procura - numa história, numa imagem, num momento - sentidos que só ela é capaz de perceber. E é desses sentidos, desses momentos, dessas fugas e dessa procura que são feitos os poemas deste livro. Poemas que, dos mais breves aos mais elaborados, contêm toda uma vastidão de imagens memoráveis.
Há algo de misterioso e de cativante na voz que a autora confere à sua poesia. Uma voz que é pessoal, que reflecte pensamentos e emoções únicas e intransmissíveis, mas que, ao mesmo tempo, se expande para uma multiplicidade de cenários e de referências, sem nunca deixar para trás a sua própria identidade. É como se a voz do sujeito poético se elevasse através das suas referências e percepções, reconstruindo histórias conhecidas, evocando nomes com que se identificar, mas sem se confundir, nas suas fronteiras, com aqueles que evoca.
Será talvez daí que vem parte da estranha fluidez que emana destes poemas. Uma fluidez que não é só da escrita, que quase sempre parece fluir ao ritmo do pensamento, mas também das ideias que, mesmo nos versos mais elaborados, nos poemas em que mais referências se cruzam, nunca deixa de parecer natural. E que cria uma estranha sensação de proximidade, nalguns poemas, para noutros demarcar a distância de quem - em pensamentos ou por acções - se encontra só.
E assim se constrói um estranho equilíbrio, em que a mente por detrás das palavras se assume como única, mas da qual emergem muitos pontos de convergência. Vivências e percepções assumidamente pessoais convivem com sentimentos universais, num todo invulgarmente equilibrado e, por isso, mesmo invulgarmente marcante. E em que as palavras, no seu ritmo particular, se tornam tão memoráveis ao traçar um grande quadro como um pequeno fragmento.
Da soma de tudo isto fica uma imagem: a de alguém que deambula pelos corredores da mente, traçando imagens e evocando sentimentos com tanto de único como de familiar. Num livro em que, em cada poema, há algo de cativante e de surpreendente para descobrir. Muito bom.

Título: Corredores
Autora: Ana Wiesenberger
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário