domingo, 24 de janeiro de 2016

Diário das Emoções (Anna Llenas)

Alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Podem não ser todas as emoções do mundo, mas, até certo ponto, muitas das outras podem ser entendidas como ramificações destas cinco emoções básicas que formam parte fundamental da vida. E todas têm importância, todas têm um efeito, mas nem sempre é fácil lidar com elas. O que este livro propõe é uma forma criativa e inofensiva - excepto talvez para algumas páginas do livro - de exprimir essas emoções.
Parte do encanto deste livro, e talvez a sua faceta mais interessante, é o facto de lidar com as emoções não com conselhos ou teorias - que, nalguns livros de auto-ajuda, quase parecem tornar-se dogmas inegáveis - mas através da criatividade do leitor. E leitor neste caso talvez não seja a palavra certa, pois, além das explicações sucintas e das instruções, o que o livro propõe a quem o segura nas mãos é um conjunto de actividades criativas - desenhar, pintar, colar, etc. - que exprimam a emoção da forma pessoal e intransmissível que define a forma como cada pessoa a vive. 
Isto é interessante, em primeiro lugar, por ser uma estratégia diferente e, além disso, por ser um belo estímulo à criatividade. Além disso, a forma como o livro está estruturado, com exercícios específicos para cada emoção, mas criando - quando necessário - relações entre as diferentes partes, permite que o livro seja usado de várias maneiras diferentes, deixando - mais uma vez - nas mãos do seu utilizador a decisão de escolher o caminho que lhe é mais vantajoso.
Claro que, tendo o livro a estrutura que tem, fica inevitavelmente uma curiosidade insatisfeita: como funciona? Ou porque funciona? Mas a verdade é que o objectivo é, acima de tudo, ajudar a lidar com as emoções. Teria sido interessante obter respostas para os porquês, mas a verdade é que não é isso o mais importante.
A impressão que fica deste livro é, pois, a de um exercício de criatividade associada aos estados emocionais. Até que ponto resulta realmente ou não para cada pessoa? É uma questão de experimentar. Mas o que é certo é que a ideia e a concretização são muito interessantes. E isso basta para que valha a pena dar-lhe uma espreitadela.

Título: Diário das Emoções
Autora: Anna Llenas
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário