quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O Clube dos Ténis Vermelhos (Ana Punset)

Marta, Lúcia, Bia e Rita são as melhores amigas desde que se lembram. Mas um novo obstáculo acaba de surgir no caminho da sua amizade. Marta vai mudar-se para Berlim com os pais, o que significa que o grupo de amigas vai separar-se. Ora, se a partida é inevitável, já o fim da amizade tem de ser combatido a todo o custo. E é assim que nasce o Clube dos Ténis Vermelhos, em que os ténis funcionam como símbolo, mas a regra mais importante de todas é muito simples: serão amigas para sempre.
Dirigido a um público jovem e, por isso, com uma história bastante centrada nos dilemas e dramas da adolescência, este é um livro em que a base do enredo é bastante simples. A força da amizade, os primeiros amores, os grupos que se criam e as inimizades mortais (ou não) construídas na escola são apenas alguns dos elementos presentes nesta história. E é certo que nenhum deles é particularmente surpreendente, mas a verdade é que, a partir deles, a autora consegue construir uma história cativante e divertida.
Para isso contribui em muito a forma como a relação entre as protagonistas é desenvolvida, realçando o valor da amizade, mas sem esquecer as inevitáveis divergências e discussões. Claro que há um conjunto de factores relativamente previsíveis e não é muito difícil adivinhar, até certo ponto, o que vai acontecer a seguir. Mas a verdade é que, dada a envolvência da escrita, a leveza do enredo e os vários momentos divertidos que vão surgindo, a história perde muito pouco com essa previsibilidade.
Também especialmente cativantes são as ilustrações que acompanham a narrativa, dando ao livro um aspecto semelhante ao que poderia ser o do diário de uma adolescente, e complementando com imagens os acontecimentos da história. O resultado é um livro mais bonito, em que a imagem contribui também para tornar a leitura mais apelativa.
Leve e cativante, trata-se, pois, de um livro que, apesar de um enredo bastante simples, cativa pelos momentos engraçados, pela envolvência dos acontecimentos e pela relativa inocência com que permite voltar a tempos em que todos os dramas eram terríveis - mas, vistos em retrospectiva, muito mais fáceis de resolver. Uma boa leitura, portanto.

Título: O Clube dos Ténis Vermelhos
Autora: Ana Punset
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário