domingo, 31 de janeiro de 2010

Anna Karénina (Lev Tolstoi)

História de amor proibido, mas fundamentalmente retrato exaustivo dos costumes da sociedade russa, este foi um livro que tive a oportunidade de ler numa leitura conjunta do fórum Estante de Livros (foi também a minha primeira participação numa leitura conjunta). Infelizmente, chegada ao fim do livro, não posso dizer que tenha sido uma obra particularmente marcante.
Comecemos pelos aspectos positivos da obra: Tolstoi é um nome que dispensa apresentações, e deve haver algum motivo para isso. A escrita do autor é magnífica, as descrições muito bem construídas e a abordagem filosófica e social dos assuntos completamente centrada e levada até aos mais pequenos pormenores.
E é aí que começam os problemas. Todos os acontecimentos desta obra parecem funcionar como nada mais que um motivo para exercer essa função de crítica social e, por isso, a acção decorre a um ritmo incrivelmente lento, as personagens contradizem a cada momento a sua natureza, personalidade e sentimentos e a verdade é que, para um ou dois momentos interessantes, há toda uma série de dissertações cansativas e de pouca relevância para a história, e as múltiplas histórias que nos vão sendo apresentadas são, na inconstância inserida pelas personagens, extremamente difíceis de assimilar num ponto de vista de ligação entre livro e leitor.
Parece-me, pois, que, apesar de ser um clássico, Anna Karénina não é, de longe, um livro para qualquer leitor. Quem estiver interessado na história de amor da mulher que dá título à obra vai ficar desiludido. Quem estiver à espera de um enredo concreto e de uma história a seguir, vai encontrar algo bem diferente. E, por isso, apesar de uma escrita magnífica e de uma base histórica impressionante, não posso recomendar este livro senão aos muito interessados na sociedade russa e aos muito pacientes. Pessoalmente, não posso dizer que tenha apreciado este livro.

5 comentários:

  1. Estou dividida entre ler este livro ou não. Gostava de experimentar porque é um clássico bastante falado, mas há outros livros que se me afiguram bem mais interessantes.

    ResponderEliminar
  2. E eu ainda não terminei, mas o meu dedo que adivinha diz-me que a minha opinião vai ser muito parecida com a tua...

    ResponderEliminar
  3. Ofereci este livro à minha mãe no Natal, mas também o queria ler. O único autor russo que li foi Dostoievsky e gostei bastante, vamos lá ver quando ler o Ana Karenina...

    ResponderEliminar
  4. Ultimamente tenho visto que muita gente está a ler este livro. No entanto, apesar da curiosidade inicial, fiquei com muito receio de o ler. Não parece ser de todo o meu género =(

    Vou deixar-te uma sugestão para uma leitura futura: "Nocturno-O Romance de Chopin" de Cristina Carvalho. Ainda não o li, mas sendo fã do compositor, estou muito curioso =)

    ResponderEliminar
  5. eu ando a ler por causa da LC mas que infelizmente fui-me atrasando devido ao work+mestrado e por aí...mas estou a gostar...mas parece que tenho de fazer um sacrificio para voltar sempre ao livro :S

    ResponderEliminar