quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Passado que Seremos (Inês Botelho)

Num fim-de-semana no Caramulo, Alexandre conhece Elisa. São jovens, com estilos de vida e círculos de amigos completamente diferentes. Ainda assim, estabelece-se um sentimento e uma relação nasce, uma ligação estranha e inexplicável, feita de crescimento e de descoberta, em busca de uma identidade própria e de uma verdade pessoal.
Partindo de uma história aparentemente simples, mas onde os sentimentos são tudo e formam uma teia surpreendentemente complexa, este livro é uma descoberta surpreendente. Com uma escrita bela e de uma intensa profundidade poética, é incrivelmente fácil sentir como próprios os sentimentos e dúvidas das personagens. Elisa, com as suas constantes perguntas, o seu mundo complexo e pessoal, as mágoas do seu passado. Alexandre com a sua descontracção face ao futuro. As amizades e ligações familiares de ambos, os momentos partilhados, as dúvidas e as certezas de cada um...
É fundamentalmente uma história de evolução, de crescimento mental e emocional, e, contada pelas vozes de ambos os protagonistas, com uma constante passagem entre as memórias e o presente, as imagens mentais e a realidade, é um livro que envolve e apela à emoção. As metáforas que a autora cria para nos transmitir a sua mensagem são belas e quase palpáveis e até nos gestos mais simples há traços de um mundo pessoal, imagens com que nos podemos identificar.
O Passado que Seremos é, portanto, na sua essência, um retrato poético do crescimento de uma geração, com as suas diferenças e particularidades, e de uma passagem para o futuro, da ilusão à responsabilidade, dos sonhos à realidade. É, sem dúvida, um livro que vale a pena ler, com uma história profunda e uma escrita magnífica. E é por todos estes motivos que o recomendo sem reservas.

5 comentários:

  1. Estou curioso com este livro. Conheço a trilogia da Inês e estou interessado em ver como explorou um género diferente daquele a que nos habituou. É bom quando os autores se tornam assim "elásticos" na escrita =)

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei curiosa. Embora, sinceramente, a trlogia "Ceptro de Aerzis" não me tenha cativado em absoluto.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da trilogia, principalmente do último volume, mas parece-me que a autora se expressa mais livremente neste género de livro e gostei bastante mais de a ler neste estilo. :)

    ResponderEliminar
  4. Já estava curioso, e agora leio a primeira opinião deste livro. Positiva, tal como esperava :)

    ResponderEliminar
  5. Estou precisamente a ler este livro. Não tinha lido qualquer livro da autora e confesso estar a ser surpreendida pela sua escrita.

    ResponderEliminar