sábado, 30 de janeiro de 2010

Necropolis (Anthony Horowitz)

É, finalmente, conhecida a identidade dos Cinco e a luta contra os Velhos avança rapidamente em direcção ao clímax final. Mas Scarlett, a principal interveniente do quarto volume desta série, parece não saber exactamente qual é o seu papel na complexa situação em que se encontra e, através de várias dificuldades, terá de conhecer o seu verdadeiro ser e os poderes que essa identidade lhe confere.
Tenho seguido esta série desde o lançamento do primeiro volume (O Portão do Corvo) e até agora não me desiludiu. A escrita do autor, simples e envolvente, alia-se a um ritmo de acção constante para tornar esta série num verdadeiro vício. Além disso, apesar de vocacionado para um público alvo jovem, apresenta uma certa aura de sinistro e de obscuridade que conferem a estes livros um fascínio muito próprio.
Neste livro em particular, à medida que a história avança rapidamente para o clímax (que se atingirá no próximo e último volume), o grande ponto forte é, sem dúvida, a imprevisibilidade e a capacidade do autor de nos fazer acreditar que tudo vai correr bem, para nos surpreender com um obstáculo aparentemente intransponível e, depois, quando tudo parece perdido, erguer uma nova esperança. Alie-se isto à acção imparável, a um sistema de personagens diversas e inseridas num mundo curioso e a um final que nos deixa completamente em suspenso, e o resultado é um livro viciante e que, ao virar da última página, nos deixa completamente ansiosos pelo volume seguinte.
Poderá não ser exactamente uma obra prima, mas não me parece que tenha pretensões a isso. Mais que um enredo complexo (apesar de ter a sua complexidade no desenvolvimento das forças em conflito) ou de uma escrita rebuscada, temos um livro que cativa, que entretém e que, nalguns momentos, chega mesmo a marcar. Gostei e fico à espera do próximo volume.

6 comentários:

  1. Não conhecia esta saga, mas fiquei curioso. Os lançamentos de fantasia são cada vez mais e começo a ter dificuldade em acompanhar tudo. Tenho de fazer uma lista =)

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla.

    Desde já os Parabéns pelo futuro lançamento do teu livro =)

    Quanto ao post, concordo com o Fábio, anda cada vez mais díficil acompanhar todas as sagas ou até mesmo livros únicos de fantasia. O tempo é pouco e acabamos por encontrar tanta oferta que nem sabemos por onde começar.
    Mas lá nisso o teu blog é um sítio de referência ;)

    Continuação de boas leituras e espero vir a ler o teu livro =) **

    ResponderEliminar
  3. Oi

    Td bem??

    O seu blog ta muito bom!!

    Já estou seguindo!!

    Tem livros realmente interssantes, alguns deles já li e outros adorava ler!!

    Continue assim!

    =)

    Visitem, comentem, sigam e aproveitem o meu blog:
    http://malucosdaleitura.blogspot.com/

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Tenho os 3 livros em casa,embora tenha-os lido no pc.Muito bons,principalmente o três,q descreve muito bem o porquê deles no mundo.Pena q demora tanto a ser lançado.
    Horowitz,embora famoso por Alex Rider,não divulga O poder dos 5(q é uma republição,por incrivel q pareça de um mesmo livro dele)

    ResponderEliminar
  5. Onde acho pra baixar esse 4 livro? Tenho baixado os 3 primeiros, mas n consigo achar esse pra baixar.

    ResponderEliminar