quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Corpo e o Sangue do Inquisidor (Valerio Evangelisti)

Nicolas Eymerich, um dos mais destacados inquisidores do seu tempo, é enviado a Castres para resolver um problema perturbador: uma seita, designada por masc, parece estar na origem de uma série de mortes e rituais heréticos. Num tempo diferente, Lycurgus Pink, um sinistro cientista, parece querer desencadear em grupos específicos de humanos, a doença vulgarmente designada por Morte Vermelha. Mas até que ponto não estarão estas duas histórias interligadas?
Quando, há já algum tempo, peguei no primeiro volume desta série - O Inquisidor - esperava apenas um romance histórico com a figura de Eymerich, o célebre autor do Manual dos Inquisidores, como protagonista. A premissa desta série, contudo, é bem diferente, e este terceiro volume não desilude. Tal como nos livros anteriores, o autor continua a ligar de uma forma fascinante os aspectos da história medieval com os mais variados elementos da ficção científica.
Com uma escrita elegante e cuidada, mas sem complexidades desnecessárias, Valerio Evangelisti transporta-nos directamente para o interior da sua história. E se um dos grandes pontos positivos é a forma fluída como o autor alterna entre épocas históricas sem que esta divagação se torna surreal, é inegável a mestria com que o autor interliga as duas histórias, revelando-se numa imprevisibilidade constante que culmina com uma magnífica evocação de Poe e do seu conto "A Máscara da Morte Vermelha". O aspecto mais bem conseguido destes livros, contudo, é, para mim, a forma como o autor caracteriza as suas personagens e, em especial, a figura de Eymerich. Cruel e impiedoso, disposto a todos os meios, o inquisidor esconde vários segredos sobre a sua própria mente: para além de uma humanidade mais evidente do que seria de prever, existem algumas características peculiares para alguém enquadrado na sua actividade.
Não posso deixar de recomendar este autor aos interessados em ver a história medieval de um ângulo diferente. O mundo de Eymerich está soberbamente caracterizado e a ligação entre moderno e medieval, ciência e religião, está muito bem conseguida. E é por todos estes aspectos que, tal como os anteriores, adorei ler este livro. Muito bom.

2 comentários:

  1. parece ser bastante interessante este livro, deste autor apenas li a trilogia nostradamus e gostei bastante. heide dar uma espreitadela
    h

    ResponderEliminar