sábado, 9 de janeiro de 2010

Caminhos de Glória (Jeffrey Archer)

George Mallory é um homem aparentemente normal, com uma paixão perigosa. Desde cedo se sentiu fascinado pelo alpinismo e o seu sonho sempre foi chegar ao cume do Evereste. As circunstâncias, contudo, são difíceis e o percurso é arriscado. Poderá George percorrer o seu caminho de glória e sobreviver?
Narrado de uma forma directa e envolvente, este livro, baseado numa história real, transporta-nos para a vida de George Mallory. E se, inicialmente, a acção parece decorrer demasiado depressa, enquanto somos apresentados aos primeiros anos da sua vida, depressa percebemos que isso acontece porque a verdadeira epopeia da sua história começará mais tarde.
Trata-se de uma grande história, de amor, de luta e de sonhos e, várias vezes, damos por nós a perguntar se será realmente possível atingir um tal objectivo. Para lá do sonho, contudo, temos o homem, e cada capítulo é um reflexo da grandeza oculta na alma de George. Isento do serviço militar, oferecer-se-ia como voluntário para lutar na Grande Guerra. Quando um dos melhores da sua equipa de alpinismo poderia ser injustamente excluído, não hesitaria em marcar a sua posição e, se necessário, renunciar ao sonho em favor do companheiro.
É, pois, a emotividade constante neste livro, aliada ao conhecimento de se tratar de uma história com raízes na realidade, o grande trunfo deste Caminhos de Glória. Um livro que vicia, que fascina e que comove, para, depois do virar das últimas páginas, deixar o leitor a perguntar a si próprio quanto vale a pena sacrificar em nome de um sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário