segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Décimo Terceiro Poder (Madalena Santos)

Neferloën é a filha adoptiva do rei de Levionda, um dos doze poderes de Corza. Mas, em tempos de guerra, e enquanto Estaíle se tenta assumir como décimo terceiro poder e os Intrusos de Negro surgem como a principal ameaça à instauração da paz, a jovem Nefer terá de assumir uma missão de maior responsabilidade que a de muitos homens e lutar pela paz como Dama de Guerra de Levionda.
Primeiro livro sobre as Terras de Corza, este é uma obra de fantasia diferente daquilo a que estamos habituados. Mais que os elementos mágicos, temos toda uma sociedade alternativa, onde as intrigas de corte e os protocolos de guerra ganham um grande destaque. E é esse o ponto mais forte desta obra de estreia da autora. O sistema hierárquico e social é impressionante e tanto as batalhas como os comportamentos e tradições das diferentes cortes estão muito bem desenvolvidos. Ainda, apesar deste desenvolvimento global, as personagens não perdem importância e, desde a grandeza de carácter de Nefer à intolerável arrogância de Fomples, passando por pequenos detalhes na construção de outros elementos secundários, é completamente impossível não criar afeições e ódios com as personagens que nos são dadas a conhecer.
Como único ponto menos bom, tenho a apontar alguma dificuldade em entrar na história, inicialmente, mas isto deve-se fundamentalmente à necessidade de apresentar, desde o início, um sistema complexo e uma grande quantidade de personagens, e a confusão inicial rapidamente se desvanece com o desenrolar dos acontecimentos.
Para os apreciadores do fantástico e dos sistemas medievais em particular, penso que este livro será uma boa opção. Para mim, foi uma leitura que apreciei e que, mesmo nos momentos em que já adivinhava o que ia acontecer, me surpreendeu pela forma como se chegou a esse desfecho. Gostei muito e espero em breve ler os seguintes.

3 comentários:

  1. Comprei o livro há algum tempo e ainda não tive oportunidade de ler. Espero conseguir brevemente. Autores nacionais assim são para ser estimados ;)

    ResponderEliminar
  2. tenho cá em casa em fila de espera gosto mt das capas ;) e pela sinopse parece interessante!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei imenso das capas, mas se tem essas sociedades com nomes esquisitos e muitas personagens perco logo a vontade de ler porque fico todo baralhado.

    ResponderEliminar