terça-feira, 8 de março de 2016

Alex Cross - Fogo Cruzado (James Patterson)

As coisas parecem estar um pouco mais calmas na vida do Detective Alex Cross, que parece poder finalmente concentrar-se nos preparativos para o seu casamento. Mas, mais uma vez, a calma  é temporária e esgota-se quando Alex é chamado a investigar um novo caso. Duas grandes - e com falta de escrúpulos - personalidades da cidade foram abatidas por um atirador furtivo e já há quem veja o assassino como um herói. Mas, sendo-o ou não, uma coisa é certa. A sua eficácia não deixa grandes pistas que a polícia possa seguir. E é assim que Alex se vê obrigado a colaborar com Max Siegel, agente do FBI e personalidade não muito simpática. Ao mesmo tempo que o seu fantasma de sempre - Kyle Craig - volta para o assombrar mais uma vez. Com tanto que resolver e a ameaça de Kyle mais próxima do que alguma vez imaginou, Alex tem muito para enfrentar. E falhar não é uma opção.
Há nas várias séries deste autor um conjunto de pontos em comum que são garantia quase certa de uma leitura intensa e viciante. Os capítulos curtos e a escrita directa, enfatizando a intensidade de cada momento, juntam-se a um enredo em que há sempre algo de novo a acontecer, uma revelação pronta a surgir ou uma intriga a desvendar para proporcionar uma leitura que cativa desde muito cedo e prende até ao fim. Sempre com uma ou várias personagens fortes no cerne dos acontecimentos.
Esta série não é excepção e a verdade é que, de muitas personagens interessantes construídas por este autor, Alex Cross é, provavelmente, a mais memorável. Porquê? Porque, ao longo dos vários livros, vai sendo desvendada uma história pessoal da qual emerge um carácter fascinante. Alex Cross não é propriamente um indivíduo ingénuo - nem poderia, tendo em conta a sua história - mas é, apesar de tudo, um homem com o coração - e os princípios - no sítio certo. É isso, aliás, que torna tão intensa a estranha relação que - ao longo de vários livros - o une ao seu inimigo, Kyle Craig, reforçando também o impacto dos momentos mais intensos.
E Craig está em destaque neste livro, o que faz com que seja particularmente interessante conhecer pelo menos alguma da história passada das personagens. Ainda assim, não é estritamente necessário ter lido todos ou alguns dos livros anteriores. A informação essencial é referida ao longo da narrativa. Além disso, se o caso Kyle Craig já vem de um passado distante, a linha essencial do enredo deste livro define-se como uma história completa, não ficando, por isso, demasiadas questões em aberto. Só as que fazem sentido.
No fim, todos os pontos convergem para um final intenso e que, ainda que não totalmente inesperado - afinal, o confronto entre inimigos era inevitável - , parece abrir caminho para uma nova fase na vida - e nos casos - do protagonista. E, assim, fica também a expectativa de novas e emocionantes aventuras nos livros que se seguirão. E a curiosidade em saber mais sobre o futuro desta personagem tão interessante.
Intenso e surpreendente, com acção e intriga em abundância e um toque certeiro de emoção, trata-se, pois, de mais uma leitura viciante e quase impossível de largar antes do fim. A ideia que fica é, por isso, a de mais uma aventura à altura do seu protagonista. E que se recomenda, naturalmente.

Título: Alex Cross - Fogo Cruzado
Autor: James Patterson
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário