sábado, 26 de março de 2016

Regresso a Mandalay (Rosanna Ley)

Eva Gatsby sempre sonhou com a Birmânia das histórias do avô. Por isso, quando a empresa de antiguidades para que trabalha lhe propõe uma viagem a esses mesmos lugares para avaliar peças, Eva não poderia ficar mais feliz. O que não espera é levar consigo uma outra missão. O avô tem um segredo e uma história inacabada. E, agora que está a caminho da Birmânia, pode ser Eva a descobrir o fim da história. Houve uma grande amor no passado do avô - um que não estava destinado a durar, mas que ficou com ele para sempre. Daí o pedido que faz a Eva - para encontrar essa mulher - ou a sua família - e devolver o que não devia ter sido levado.
Em grande parte, história de amor, mas com um muito agradável toque de mistério e uma viagem por paisagens diferentes a tornar tudo mais interessante, este é um livro em que, de tudo o que tem de cativante, o aspecto que imediatamente sobressai é a descrição. Primeiro, porque, através da viagem de Eva (e não só), a autora apresenta um cenário relativamente desconhecido e descreve-o com toda a mestria. E, depois, porque, com a mesma mestria, entrelaça estas descrições no enredo de forma a que cada pormenor seja não só interessante, mas também relevante para a história.
O cenário é, pois, um bom princípio de viagem. Mas é só uma das partes que compõem este leitura tão interessante. Há também os acontecimentos, as delicadas relações entre passado e presente, a questão da diferença como barreira entre as personagens. E as próprias personagens, claro, que, mesmo quando são apenas figuras secundárias, acabam sempre por assumir um papel crucial para a compreensão do que está a acontecer.
Também muito cativante nesta história é a forma como a autora constrói os romances entre as suas personagens. Há entre Lawrence e Maya, Eva e Ramon, uma série de paralelismos interessantes, mas também identidades e personalidades diferentes, um contexto que mudou com a passagem do tempo e um percurso que, apesar das dificuldades, se encaminha para um final distinto. Mas, há, além disso, uma base de crescimento do romance, em que o que existe entre os dois envolvidos é importante, claro, mas não só. As relações familiares, os sonhos, o percurso profissional, os lugares amados... Tudo importa na construção do equilíbrio que define a história.
E é essa precisamente a impressão que fica deste Regresso a Mandalay: a de um livro equilibrado, em que todas as componentes são relevantes e desenvolvidas na medida certa, para dar forma a uma história cativante, surpreendente e muito bem construída. Recomendo.

Autora: Rosanna Ley
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário