segunda-feira, 21 de março de 2016

Uma aventura no mundo dos e-books: Energy Ereader Slim HD

Se fizerem parte das pessoas que conhecem os meus hábitos de leitura, - e, se andam por aqui, já devem conhecer um bocadinho - sabem que a minha predilecção sempre esteve com os livros em papel. Graças a uma querida amiga, até cheguei a ter um Kindle, que, até ao dia em que deixou de funcionar, não deixou de ser utilizado, mas a verdade é que, para leituras longas, - e, em grande parte, porque me dei conta de que sou muito mais lenta a ler em formato digital - sempre preferi o papel.

Mas a verdade é que, mesmo que não se seja um grande fã dos ebooks, a verdade é que há várias situações em que um ereader dá muito, muito jeito. E, por isso, antes de começar a falar especificamente do ereader que a Energy Sistem muito simpaticamente me enviou, quero referir quais são esses aspectos, para partir depois para o porquê de este leitor responder às minhas necessidades. 
Imaginem, então, que são uma pessoa que gosta de ler em papel. Mas que segue umas quantas séries a que o autor acrescentou uns quantos contos que só existem em ebook. Para ler esses contos, a opção podia ser o computador ou um tablet. Mas, se já passaram umas boas horas a ler ou a rever texto no computador, sabem que não é propriamente confortável. Para esse tipo de ebook, o ereader é extremamente útil. E também para reler, por exemplo, alguma coisa que escreveram - ou um trabalho, ou uns apontamentos - sem passar horas a fio à frente do computador. E ainda, se tiverem, como eu, o hábito de revisitar um ou outro trecho específico de um livro favorito (eu faço isto principalmente com poemas) sem quererem andar a vasculhar as estantes e à folhear livro atrás de livro à procura do texto certo. Juntem-se a isto as viagens, claro, e já temos uma boa lista de ocasiões em que o ereader é mesmo muito útil.

Mas passemos ao ereader, que é este que aparece algumas vezes ao longo deste post. E a primeira coisa que quero destacar não é propriamente uma funcionalidade indispensável, mas é, desde logo, um toque agradável e um bom ponto de partida para a primeira impressão. É que um aparelho que nos recebe com um "glad to see you" e se despede com um "see you soon" mostra-nos, logo à partida, um toque quase que pessoal de boa disposição. Não é nada de essencial, é verdade. Mas não deixa de ser um belo toque.

Quanto aos aspectos mais interessantes do ereader, destaca-se desde logo, ao primeiro contacto, o facto de ser um aparelho leve, mas também fácil de perceber e de utilizar. O ecrã não é táctil, o que acaba por ser uma diferença relativamente a outros produtos do género e que, para mim, acaba por ser um ponto positivo, pois estou habituada aos botões. Também importante é o facto de ler vários formatos, entre os quais os mais comuns MOBI, EPUB e PDF, o que não só permite ler uma maior diversidade de ficheiros, mas é também particularmente útil no caso que já referi antes - reler um texto ou uns apontamentos em PDF no ereader é muito mais confortável do que lê-los num ecrã de computador.

Uma possível limitação é o facto de não ter ligação à internet nem a loja online, pelo que, para carregar os ebooks para o leitor, é mesmo preciso fazê-lo a partir do computador. Isto pode ser uma falha para quem está, por exemplo, habituado a fazer uma compra na Amazon e a receber o ebook directamente no Kindle. No meu caso, contudo, não é, nem de perto nem de longe, um aspecto essencial.

Quanto à leitura propriamente dita, é exactamente o que se espera de um ereader: confortável e muito menos cansativa do que num ecrã de computador ou tablet. Além disso, é possível alterar o tamanho do texto, ajustando-o às necessidades de cada um. E, também interessante, o leitor já traz um bom conjunto de ebooks em várias línguas, o que permite começar a explorar de imediato.

O que fica, então, da minha experiência com o Energy Ereader Slim HD (podem consultar todas as especificações aqui) é, por isso, a melhor das impressões. Simples e acessível, mas com todas as funções de que preciso, responde perfeitamente às minhas necessidades enquanto utilizadora. Recomendo.

2 comentários:

  1. Também gosto dos livros em formato papel mas, confesso que os "ereaders" são muito mais práticos e fáceis de transportar. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Para quem lê em viagem, não é nada prático andar com um livro grande de um lado para o outro. :)

      Eliminar