quarta-feira, 2 de março de 2016

Corrupção (Flávio Capuleto)

O Douro Vinhateiro é uma região de grande beleza... mas também de enormes desigualdades. Bem o vê Imaculada, filha de pais de poucos recursos que, para lhe poderem pagar o curso superior, se decidem a ir pedir trabalho a Ana Francisca, a empresária mais rica da zona. Mas o trabalho demasiado exigente e as condições miseráveis têm o seu preço e, quando dá por si sozinha no mundo, Imaculada tem que pôr os estudos de parte e encontrar uma solução. Solução que quase lhe parece cair no colo por milagre, quando um outro empresário surge com uma proposta de casamento. Mas, sem sentimento e motivada apenas por interesse e desespero, essa união nada tem que possa resultar. E o que parecia ser o fim de todos os problemas pode ser antes o ponto de partida para novas tribulações.
Narrado, em grande parte, do ponto de vista da protagonista, mas entrando, apesar disso, nos pensamentos e emoções de outras personagens, este é um livro em que a vontade de contar uma história se conjuga com uma mensagem que se pretende passar. A existência da desigualdade e a necessidade de a combater são assuntos bem presentes neste livro e as diferenças de posição entre as várias personagens reflectem-nas muito bem. E é daqui que surge o ponto forte de uma história que, apesar de algumas fragilidades, acaba por conseguir cativar.
E cativa essencialmente por dois aspectos. Primeiro, pelos momentos mais emocionais, que, além da intensidade do próprio momento, acabam por revelar também os momentos mais fluídos nas peculiaridades da escrita do autor. E, além disso, por, apesar de umas quantas perguntas deixadas sem resposta, haver um maior equilíbrio no enredo, desenvolvendo um pouco mais as personagens, o que contribui para tornar as suas acções um pouco mais naturais.
Quando às fragilidades, são também essencialmente duas: o facto de haver pouco desenvolvimento relativamente a alguns aspectos, o que, além de deixar várias perguntas sem resposta, faz com que algumas personagens pareçam ser caracterizadas de forma um pouco exagerada, e os diálogos que, talvez também devido à relativa brevidade, parecem surgir ainda como um pouco forçados.
Felizmente, o impacto dos bons momentos - e há alguns verdadeiramente memoráveis - compensa os menos bons. E, por isso, apesar de algumas convicções mais vincadas - que, em caso de discordância, criam uma maior sensação de distância para com as personagens - o enredo acaba por nunca perder o interesse, pois, mesmo quando é fácil adivinhar o que se segue, há pequenas coisas a aparecer para dar mais vida às coisas.
A soma de tudo isto acaba por ser um livro que, mesmo não sendo perfeito, consegue, ainda assim, cativar pelos seus vários momentos fortes, pelas ideias que tem na base e pelo impacto emocional que, nas situações realmente importantes, consegue atenuar a distância que fica de outros momentos. Um livro interessante, portanto. Gostei.

Título: Corrupção
Autor: Flávio Capuleto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário