O medo faz parte da vida. É inevitável. E até certo ponto, é útil, caso contrário seria demasiado fácil pôr a própria vida - e a dos outros - em perigo. Mas há medos que, assentes em bases emocionais, condicionam a forma como conduzimos a nossa vida, levando-nos a ciclos de mau estar e infelicidade. São esses medos que, segundo a autora deste livro, é preciso transformar em coragem. E fazê-lo pode muito bem ser um caminho de mudança para melhor.
À semelhança de muitos outros livros deste género, também Fazer do Medo Coragem tem, desde logo, um ponto de interesse a destacar-se, que é a capacidade de transmitir boas ideias sem que, para isso, seja necessário concordar com a totalidade de um método ou de uma filosofia. E há um método neste livro, que, através de vários passos, traça uma forma de combater os medos. Mas, mais que o método como um todo, são todas as pequenas ideias e dicas que o compõem que tornam o livro tão útil, pois, mesmo que se discorde do resto, é sempre possível encontrar algo que se pode utilizar.
Também muito interessante é a forma como a autora recorre a várias histórias para dar exemplos dos tipos de medo que é preciso combater - e de como lhes fazer frente. Histórias mais ou menos dramáticas, em que o ponto de viragem é, por vezes, bastante extremo, mas outras nem tanto, e em que tudo culmina com uma mudança. Mas é também aqui que surgem os sentimentos ambíguos. Se, por um lado, as histórias pessoais permitem assimilar melhor as causas e consequências do medo, o facto de, a partir do ponto de viragem, o percurso ser demasiado resumido faz com que algumas das possíveis soluções pareçam demasiado fáceis. Não é que as ideias deixem de ser válidas, mas ver o percurso depois da viragem, tal como é contado o anterior, talvez tornasse mais fácil a assimilação dessas ideias.
Há, ainda assim, muito de relevante a retirar desta leitura, não só em termos de formas de combater o medo, mas sobre o que está na origem desses mesmos medos. E é, talvez isso, mais até do que o método específico, que torna a leitura interessante: é possível escolher as ideias que nos dizem alguma coisa e, a partir delas, encontrar um método próprio. Ou, simplesmente, pensar um pouco mais sobre o tema - o que é também, por si só, bastante útil.
Interessante e acessível, trata-se, pois, de um livro que, apresentando um método próprio, mas, acima de tudo, um conjunto de questões relevantes, pode ser uma boa ferramenta para ponderar no papel que o medo assume nas nossas escolhas. E que, por isso, concordando-se com o todo, ou apenas com parte, proporciona, desde logo, uma boa base para reflexão. Ficam perguntas em aberto? Ficam, é verdade. Mas as respostas que dá são mais do que suficientes para fazer com que a leitura valha a pena.
Título: Fazer do Medo Coragem
Autora: Teresa Marta
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário