segunda-feira, 28 de março de 2016

As Mais Belas Fábulas Africanas

Histórias de gente e de animais, de feitiços e do vencer de maldições, do castigo para a desobediência e da recompensa pelas boas acções. E de muitas outras aventuras e das mensagens que lhe estão subjacentes. Assim se poderia definir este livro, em que, através da tradição, é possível viajar ao ambiente único das histórias do continente africano - e nelas encontrar tudo o que têm de diferente, e também o que têm em comum com as nossas próprias histórias. Uma aventura - ou uma bela série delas.
Composto por um vasto conjunto de histórias, relativamente curtas, mas todas elas muito interessantes, uma das primeiras coisas a cativar para este livro como um todo é a forma como são apresentadas. Não há uma linha essencial que seja preciso seguir - cada história é, em si só, um todo - mas há uma ideia muito interessante a emergir da leitura do livro inteiro. E essa ideia é, precisamente, de diversidade. Há pontos comuns entre as várias histórias, e até entre algumas estas histórias e alguns contos tradicionais que muitos de nós conhecemos, mas há também uma identidade própria a surgir de cada história, o que faz com que a leitura nunca se torne repetitiva.
É verdade que são histórias muito simples e que, nalguns casos, ficam perguntas sem resposta. Mas, tendo em conta o tipo de história de que estamos a falar, essa simplicidade faz todo o sentido. São histórias que facilmente poderíamos imaginar a serem contadas à volta de uma fogueira, para transmitir aos mais novos - e não só - a mensagem que há a retirar de cada uma delas. E é precisamente isso que as torna tão cativantes. Não são - nem pretendem ser - enredos complexos e elaborados. E, contudo, o essencial está lá. E isso basta.
E, se é certo que o conteúdo é sempre o mais importante, neste caso, importa ainda referir o aspecto visual. Trata-se de um livro bonito do princípio ao fim, começando, desde logo, pela capa e prosseguindo ao longo das pequenas ilustrações que abrem cada um dos contos. Imagens que, além de tornarem o livro mais apelativo a leitores de todas as idades, complementam também, de certa forma, o que nos é contado no texto. 
Da soma de tudo isto, fica um livro que conjuga a tradição e a diversidade numa viagem que se quer simples, mas envolvente, e que nos leva a conhecer um conjunto de histórias que, tão diferentes em certos aspectos, continuam a ter bem presente o que a vida tem de universal. E é isso que torna este livro tão interessante.

Título: As Mais Belas Fábulas Africanas
Autor: Vários
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário