segunda-feira, 7 de março de 2016

Bonecas de Papel (Afrocat)

Livros de colorir para adultos: há-os para todos os gostos. Mas se há forma de voltar por alguns momentos às boas recordações de infância, é através deste Bonecas de Papel. Trata-se de um livro em que a grande maioria das ilustrações são - como o nome indica - bonecas. As bonecas da infância, que conhecemos em tempos, que abriam caminho a histórias e momentos construídos no pensamento. Lembram tempos mais inocentes. E isso basta para cativar. Mas vamos por partes.


Parte do que este livro tem de interessante é que, apesar de bastar olhar para a capa - e para algumas imagens coloridas no interior - para ficarmos com uma ideia muito clara do que eram estas bonecas, o facto de ser um livro de colorir permite uma certa medida de reconstrução. E basta mudar as cores para o resultado ser diferente. 

Além disso, e isto é particularmente importante se tivermos em conta a minha já muitas vezes referida falta de jeito para as artes visuais, há desenhos mais elaborados, e outros que são bastante simples, o que significa que tanto podemos escolher seguir para uma imagem mais desafiadora ou começar simplesmente a colorir um desenho simples - e deixar a mente vaguear.


E depois há, claro, o tal lado das memórias de infância, já que há muito neste desenho - desde as próprias bonecas, até à forma como algumas partes do livro são construídas - evocando acessórios e outros objectos de brincadeira - a fazer lembrar os tempos de criança. Tudo com desenhos bonitos e com a tal variedade entre o simples e o desafiador.


Trata-se, pois, de um livro que acrescenta ao muito agradável mundo das imagens para colorir o lado da nostalgia, das recordações de infância. É isso que o torna diferente . E é também isso que faz com que seja um livro especialmente interessante para quem gosta deste género de livros. Como é, cada vez mais, o meu caso.

Título: Bonecas de Papel
Autor: Afrocat
Origem: Recebido para crítica

3 comentários:

  1. Estou muito interessada em adquirir este livro que considero maravilhoso. Como o posso fazer?
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Estou muito interessada em adquirir este livro que considero maravilhoso. Como o posso fazer?
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Margarida. O livro está disponível na Wook: https://www.wook.pt/livro/bonecas-de-papel-afrocat/17376185

      Eliminar