segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Anjo Caído (Lauren Kate)

Como consequência de um incêndio e de uma morte misteriosa que não consegue recordar, Luce Price é enviada para a escola/reformatório Sword & Cross. Aí, os colegas são estranhos e o ambiente é sombrio e solitário. Mas há um aluno, Daniel, que lhe desperta uma estranha sensação de familiaridade. E, à medida que Luce tenta descobrir mais e mais sobre esse estranho que lhe desperta a obsessão, as sombras que sempre a acompanharam parecem tornar-se mais densas e ameaçadoras.
A premissa deste livro é, na verdade, comum a muitas outras obras do género, já que o essencial da história está na relação amorosa entre mortal e ser sobrenatural. Ainda assim, e apesar do papel que a relação entre Daniel e Luce (e a maldição que, desde tempos incontáveis, parece pender sobre as suas vidas) poderá ter num futuro mais global, o elemento romance não é assim tão explorado. Na verdade, a autora demora-se a apresentar a adaptação de Luce ao seu novo e estranho ambiente, o que faz com que os únicos elementos sobrenaturais presentes durante uma boa parte do livro sejam as estranhas visões de Luce.
Também em resultado da caracterização demorada do período de adaptação escolar, o ritmo da história é, inicialmente, um pouco lento, o que, aliado a uma certa dificuldade de integração da parte de Luce (que surge, por vezes, como uma personagem algo insegura), faz com que a assimilação total desta história possa ser um pouco demorada. Mas o ritmo muda consideravelmente e a história ganha vida a partir do momento em que os acontecimentos passam da simples adaptação de Luce ao novo ambiente e da sua confusa relação com Cam e com Daniel, para a explicação e desenvolvimento daquilo que os une. A maldição, as presenças angelicais, a possibilidade de uma traição e o intenso conflito dos capítulos finais dão ao livro toda uma nova intensidade e o resultado final é que, apesar das perguntas que ficaram sem resposta, a curiosidade em saber o que acontecerá no livro seguinte é mais que muita.
Uma história que cresce e evolui ao longo da narrativa, tal como a sua protagonista que, apesar dos seus momentos de insegurança e excessiva dependência, vai crescendo e aprendendo a descobrir um pouco mais do que se passa à sua volta. Agradável, na generalidade, e muito cativante na fase final, um início interessante para uma série que tem ainda muito potencial por explorar. Gostei.

2 comentários:

  1. Tenho este livro em lista de espera.
    Pelo que já li sobre ele, parece-me ter uma boa história. :)

    ResponderEliminar
  2. Nada gostei da resenha bem legal, mas anjo caído? achei que tinham deixado em ingles mesmo, mas mesmo assim vale a leitura. Passa lá no blog tem uma mega promo rolando.

    Bjs

    ResponderEliminar