domingo, 5 de dezembro de 2010

O Diário (Eileen Goudge)

Ao organizar as coisas da mãe, Emily e Sarah descobrem um diário. Nele, Elizabeth fala do seu verdadeiro amor. Mas, aparentemente, o AJ que mudou a vida de Elizabeth quando era jovem não é o homem com quem ela terá acabado por casar e o choque invade as duas irmãs ao descobrirem que o seu pai pode não ter sido o verddadeiro amor da vida de Elizabeth. As explicações parecem estar no seu diário... e, por isso, começam a ler.
O que este livro apresenta é, fundamentalmente, uma história de amor. Terna, sem grandes complexidades, mas com os seus altos e baixos. Mas, mais que o desenvolvimento da relação entre Elizabeth e AJ (com as inevitáveis dúvidas de percurso), o que mais marca ao longo de toda a história é a forma como as pessoas em volta reagem ao desenvolvimento daquela relação. Desde a injustiça à volta do passado de AJ, que lhe conquistou uma reputação censurável, ao próprio comportamento da mãe de Elizabeth, que parece preocupar-se apenas com o que os outros pensam e que, por isso, acaba por estar em guerra constante com a filha. E, por isso, mais que a ternura e a descoberta do amor entre os protagonistas desta história, mais que a clássica lição de que "o amor vence tudo", são as dificuldades do caminho, as situações injustas e a certeza de que nada é perfeito e nada é fácil que dão força a esta história.
E depois há o final. Intenso, revelador e surpreendente, uma explicação quando parece que nada poderá justificar perante Sarah e Emily a descoberta que acabam de fazer. Uma conclusão que, na sua simplicidade, acaba por transmitir na perfeição a mensagem de que talvez valha a pena lutar contra as dificuldades, porque os finais felizes podem ser possíveis.
Breve e bastante simples, mas com uma marcante intensidade emotiva, uma história de paixões e de dificuldades, com uma intensa mensagem de amor. Gostei.

1 comentário:

  1. também o li rapidamente mas tb gostei bastante...
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com/2011/04/o-amor-sempre.html

    ResponderEliminar