sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Balanço de 2010


Mais um ano a chegar ao fim... Altura de introspecção, de balanços, de definir objectivos para o ano que virá. E, num 2010 onde muito ficou por concretizar e várias circunstâncias fizeram com que a produtividade não fosse das melhores, ficou, como grande ponto positivo, a quantidade e qualidade das leituras deste ano.
Foram 296 livros lidos ao longo deste ano, muitos deles com os seus elementos de fascínio e de interesse. E, no meio de tudo isto, foi, como devem imaginar, uma escolha difícil indicar quais terão sido os melhores de 2010. A minha escolha é, como não podia deixar de ser, pessoal e intransmissível. Mas são estes, os 10 difíceis eleitos, os livros que mais me marcaram durante a sua leitura... os que permanecem na memória muito para além do virar da última página.


Tudo de bom para o ano que se aproxima e, claro, boas leituras! Feliz 2011 para todos!

7 comentários:

  1. 296 livros lidos??!!
    UAU!!!!!!

    Um feliz 2011 :D

    ResponderEliminar
  2. 296 livros, independentemente do tamanho, é impressionante! Parabéns!

    Mesmo esquecendo a escrita e dedicando em exclusivo à leitura duvido que conseguisse fazê-lo.

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, gosto bastante do teu top. Alguns já li, e outros não mas gostaria :)
    Acima de tudo, parabéns pela quantidade impressionante de livros lido, bem como pela grande variedade do que lês.

    Um 2011 cheio de coisas boas ;)

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, 296 livros?! Deverias ir para o Record Guiness!!! :D Não li nenhum livro do teu top, mas estou curioso em relação aos livros históricos sobre as Rainhas embora não seja virado por este genéro. Não sei porquê, apenas sinto inclinado para os experimentar como se estes livros tivessem íman. Sou um grande fã da dulpa Douglas e Lincoln, mas não li ainda esse dos Corvos. Fica na lista de próximas leituras.
    Boas entradas em 2011 com muitas e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
  5. Também não li nenhum liro do teu top, mas como Philippa Gregory foi uma das escritoras que me surpreendeu este ano, quero ler A Rainha Branca brevemente :)

    Espero que 2011 seja tão rico em leituras como 2010 e que continues a poder escrever críticas tão boas como as que tens escrito até agora :)

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, parabéns pela quantidade e variedade de livros lidos!! Face ao numero, acredito que tal como dizes não tenha sido facil eleger Os 10!

    No entanto, daqueles que escolheste, apenas li o Marina! Dos restantes, ainda não li nenhum embora já conheça alguns autores e tenha curiosidade em relação a outros!

    Um óptimo 2011 e umas boas leituras!,
    Estrela*

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelos 296 livros lidos! É um verdadeiro feito! Tal como disse o Vitor Frazão, eu também não conseguiria tal proeza, mesmo se deixasse de escrever!

    O "Duna", que puseste no primeiro lugar do teu top, também faz parte do meu top deste ano, embora não no primeiro lugar. É um excelente livro, sem dúvida!

    "O Homem Pintado" é um livro que comprei com muita vontade e estava muito curiosa em relação a ele. Entretanto, meteram-se várias coisas pelo meio e perdi um pouco essa vontade de o ler. No entanto, tendo em conta a tua opinião sobre o livro, a curiosidade está a voltar! ;-)

    Tem um óptimo 2011, cheio de boas leituras e de realizações a todos os níveis!

    Catarina

    ResponderEliminar