sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Anjo Mecânico (Cassandra Clare)

Quanto Tessa volta a Inglaterra para se reunir ao irmão, está longe de imaginar o que a espera. Duas estranhas mulheres, supostamente enviadas para a acompanhar até Nathaniel, acabam por a fazer prisioneira com o objectivo de a forçar a explorar poderes sobrenaturais que até então desconhecia. E, enquanto Tessa descobre que está nos planos de uma figura misteriosa referida como Magister, o único refúgio possível acaba por ser junto dos Caçadores de Sombras.
Depois de três livros passados no mundo dos Caçadores de Sombras, Cassandra Clare recua no tempo e coloca a acção deste novo livro num novo lugar. Ainda assim, apesar da mudança e de cenário e da inevitável diferença de formas de pensar (sendo esta particularmente evidente em Tessa, com a sua forte impressão do que é adequado a uma mulher), existem algumas fortes ligações entre este livro e os anteriores.
Uma boa parte da força deste livro continua a estar nas personagens, talvez também pelas semelhanças que os unem aos protagonistas dos livros anteriores. Apesar das grandes diferenças na história de Tessa, há algo nela que evoca a presença de Clary. Will, então, tem um temperamento extremamente próximo ao de Jace, ainda que este apresentasse um pouco mais de sensibilidade. Já em Jem e Jessamine, as semelhanças são mais discretas. Jem tem em comum com Alec uma certa postura discreta, silenciosa. Jessamine e Isabelle o interesse por pequenas irrelevâncias.
Apesar destas claras semelhanças de carácter, há diferenças consideráveis nas suas histórias e a sensação que fica desta leitura é que muitos dos segredos estão ainda por revelar. O passado de Will permanece um mistério. Já o de Jem constitui uma das grandes revelações deste livro e contribui também para criar empatia para com esta personagem sensível, cativante e estranhamente nobre.
Ainda uma última referência para o ritmo de acontecimentos, envolvente e viciante, com algumas surpresas poderosas e um ambiente sombrio que beneficia bastante o curso dos acontecimentos, bem como para a interessante abordagem à criação (e capacidades) das criaturas mecânicas, que, apesar da relevância que adquiriram já neste livro, parecem ainda ter muito potencial por explorar.
Cativante, surpreendente, com momentos muito forte e personagens bastante interessantes, uma leitura agradável, que não desiludirá quem apreciou os livros anteriores, mas que surpreende pela mudança de cenário... e de costumes. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário