quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tratado de Vampirologia do Dr. Abraham van Helsing (Édouard Brasey)

Vampiros. Criaturas tenebrosas que se alimentam do sangue dos humanos que imprudentemente se deixam seduzir. Entidades inerentemente malévolas e que, como tal, devem caçadas. São estes seres o tema deste tratado que, pela voz do proeminente caçador de vampiros que terá posto fim ao infame conde Drácula, pretende explicar aos seus leitores a forma de evitar e, se possível, eliminar tais criaturas.
Numa época em que o mito vampírico tem sofrido progressivas alterações no sentido de uma figura mais humanizada, é sempre interessante encontrar um livro como este, em que os vampiros são apresentados como as criaturas malévolas e monstruosas dos clássicos. Sendo uma boa parte desta espécie de "guia para caçadores de vampiros" apresentada pela voz de Abraham Van Helsing, é particularmente interessante notar como, ao longo do texto, as referências ao enredo de Drácula, bem como a alguns traços de personalidade do próprio Van Helsing, acrescentam um tom mais pessoal a explicações tão diversas como as origens dos vampiros ou a hora ideal para os eliminar.
Não se trata de um livro particularmente extenso ou exaustivo, nem de um tratado que explique detalhadamente as origens do mito vampírico. Não me parece que seja esse o objectivo. Ao longo de todo o livro, e principalmente da parte atribuída a Van Helsing, os vampiros são apresentados como se de seres reais se tratassem, pelo que a apresentação destes acaba por se centrar mais no que uma potencial vítima ou um possível caçador teria de saber sobre o assunto. Ainda assim, é de referir a parte final do livro, dedicada à presença dos vampiros na literatura, onde contos de Poe e Hoffman, entre outros, representam uma interessante parte da presença na literatura de uma temática que é, afinal, intemporal.
Interessante, ainda que não muito pormenorizado, um livro que introduz alguns conceitos interessantes na temática dos vampiros e que, ao dar uma intrigante voz ao Dr. Abraham Van Helsing, recupera, de forma bastante curiosa, o vampiro enquanto criatura desumana.

1 comentário:

  1. Acabei de o encomendar! Sou grande fã do Poe e obviamente dos clássicos horrores ! Espero não me arrepender ;)

    ResponderEliminar