quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Beijo das Sombras (Richelle Mead)

Rose está prestes a completar a sua formação e deve agora estar mais atenta que nunca. Mas o que aconteceu em Spokane não é fácil de esquecer e, ao mesmo tempo que os seus pensamentos parecem tomar um rumo mais sombrio, Rose começa a ver fantasmas. A explicação mais provável é o stress, mas... será realmente apenas isso? E há mais, para lá dos seus problemas interiores. Victor Dashkov vai ser julgado. Lissa regressou às suas experiências com o poder que detém. E há uma ameaça iminente que ninguém parece compreender, excepto a própria Rose... que muitos julgam estar a enlouquecer.
Depois de, no livro anterior, a componente romântica ter tomado um papel de destaque, em O Beijo das Sombras, Richelle Mead regressa aos elementos que mais cativaram no primeiro volume desta série. Acção na medida certa, situações de tensão e mistérios aparentemente inexplicáveis são apenas parte do atribulado percurso de Rose ao longo deste livro. Ao ter de lidar com a morte de Mason, a protagonista revela, ainda que apenas quando não o pode evitar, que também ela tem fragilidades e um percurso de crescimento ainda a percorrer. Também Rose falha, e a situação improvável em que acaba por se descobrir (fantasmas incluídos) acaba por ser causa de uma solidão intensa, quebrada apenas pela progressiva proximidade com Dimitri, o que acaba por alimentar um certo elo de empatia.
Mas nem só de Rose vive a história e, se há, de facto, algum romance presente, este perde impacto face à quantidade de teorias, revelações e surpresas que são apresentadas ao longo do enredo. Com uma escrita fluída e uma história envolvente, a autora acrescenta novos desenvolvimentos quer ao seu mito vampírico quer a personagens que julgamos conhecer na perfeição. E também a história vai ganhando intensidade à medida que a situação se torna mais negra, para culminar num final surpreendente, emotivo e que deixa muitas perguntas acerca de como a autora poderá dar seguimento à história.
Intenso, viciante, cheio de acção, mas também marcante pelos seus momentos emotivos, um livro cheio de revelações... mas que abre portas a muitas novas perguntas.

3 comentários:

  1. Eu tinha resolvido ficar-me pelo segundo livro mas, pela crítica, este volume até parece mais interessante do que esperava. Talvez lhe venha a dar uma hipótese. :)

    ResponderEliminar
  2. Se gostaste do primeiro, eu acho que vale a pena. Para mim, estão mais ou menos ao mesmo nível. E este surpreendeu-me algumas vezes. :)

    ResponderEliminar
  3. Ok, já estou decidida, vou dar uma chance a este livro. :D

    ResponderEliminar