domingo, 12 de dezembro de 2010

Era Uma Vez... Os contos favoritos de Fernando Mendes

Contos tradicionais, alguns deles muito conhecidos, numa adaptação breve e com algum humor, acompanhados de espaços para desenhar e colorir e de um cd com alguns dos contos em formato áudio. É este, em linhas essenciais, o conteúdo desta edição que reúne os 30 contos favoritos de Fernando Mendes.
Começando pelos pontos positivos. Desde a edição em capa dura, com vários desenhos para colorir e espaços para desenhar as personagens dos contos, até à gravação de alguns dos textos em áudio, parece-me que todos os aspectos da edição foram ponderados de modo a tornar a leitura agradável para os mais pequenos. E os textos breves, com alguns momentos divertidos e sem grandes complicações propiciam não só uma leitura bastante leve, mas também uma forma de perpetuar as histórias com que muitos de nós crescemos (isto sendo particularmente interessante em histórias menos conhecidas, mas que gostei de reencontrar).
Não tão positiva a sensação de que algumas das "actualizações" acabam por tirar parte da magia ao conto original, bem como a forma algo apressada como alguns dos contos são apresentados. Conhecendo várias das histórias, não pude deixar de ficar com a impressão de que falta alguma coisa nalgumas delas. Ainda assim, tendo em conta que se trata de um livro vocacionado para os mais novos, é possível que o nível de desenvolvimento das histórias torne mais fácil a manutenção do interesse para a leitura.
Uma edição bastante agradável, com vários contos interessantes e que, ainda que a adaptação não me tenha convencido por completo, cumpre o objectivo de recordar vários contos tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário