domingo, 19 de dezembro de 2010

Mala de Senhora e outras histórias (Clara Ferreira Alves)

Um olhar em volta sobre as situações do nosso mundo: as mais invulgares e aquelas de pura e simples rotina, reunidas neste conjunto de contos que, se apontaria uma linha comum fosse necessário, teriam a sua união na eterna complexidade das relações humanas.
O primeiro conto do livro é também, para mim, o mais interessante. O Coleccionador conta a história de como um encontro casual num café permite à protagonista conhecer um velho (e excêntrico) coleccionador de arte, e vislumbrar aquilo em que a sua vida se tornou. Um conto não muito extenso, mas marcante quer pela força das descrições quer pela forma como, numa escrita directa e sem demasiadas divagações, a autora consegue criar empatia para com os intervenientes nesta história de desilusão e perda.
O Conto e a História fala de um homem que mantém um registo de mortes e apresenta uma interessante reflexão sobre como é efémera, afinal, a vida. Ainda assim, o texto poderia ter atingido uma maior intensidade se fosse um pouco mais desenvolvido.
Segue-se Love Online, uma história de enganos num futuro onde as relações entre homens e mulheres se processam quase exclusivamente por via cibernética. Uma ideia curiosa, apresentada com uma escrita agradável, ainda que fique a sensação de que mais haveria a dizer.
Em Strada Nuova, há um homem que, sentado num hotel em Veneza, enquanto observa um estranho casal, reflecte sobre a sua vida. Um conto envolvente, ainda que sem momentos de maior impacto, que cativa principalmente pela beleza envolvente com que a autora descreve a cidade.
O Sonho explora, de forma bastante breve, as situações de perda - quer para separações inevitáveis, quer para a morte - sob a forma de sonhos com uma certa ligação à realidade. Mais uma vez, um conto escrito de forma agradável, mas que, por tanto haver a dizer sobre essas situações, perde intensidade pela sua conclusão demasiado rápida.
Vira o disco e toca o mesmo apresenta a história de um homem entre a mulher e a amante, e o conflito associado a esta situação, explorado nas palavras das duas mulheres. Intenso, ainda que um pouco estranho na sua forma peculiar. Ainda assim, uma interessante abordagem às consequências de uma traição.
Saudades de Mim é outro dos contos mais interessantes do livro. A história é a de quando um homem vai a um hospital psiquiátrico (do ano 2040) com o objectivo de visitar um amigo, acabando por se cruzar com uma das "celebridades" do programa Big Brother. Uma cativante história sobre as consequências da busca da fama a todo o custo, levando à inevitável perda da privacidade... e até da sanidade.
Louro Rico, Louro Pobre é uma breve exposição da postura de dois homens, diferentes essencialmente no nível de riqueza. Interessante q.b., mas a falta de desenvolvimento acaba por deixar uma imagem geral demasiado superficial.
O conto mais extenso e também o mais complexo do livro chama-se O 25 de Abril Nunca Existiu e apresenta uma possível visão dos anos seguintes à revolução, se as coisas tivessem acontecido de forma diferente. Interessante, ainda que a quantidade de nomes o torne confuso nalguns momentos, apresenta, ainda assim, um cenário bastante completo para uma versão alternativa da História.
Os Dias de Durban traz a história de Álvaro, um engenheiro que viaja para África em busca do passado de um outro Álvaro (de Campos). Apesar da forte componente descritiva, e consequente ritmo pausado, este é um conto que mantém constante o interesse, em grande parte devido à reflexão sobre a vida de Fernando Pessoa, que abrirá caminho para um final surpreendente.
Em Conversa de Gajas (All About Eve), duas mulheres falam (mal) de uma outra, que terá subido na vida à custa de uma delas. Um conto bastante leve, mas onde o ressentimento e a inveja são as emoções predominantes e o desenrolar dos acontecimentos faz pensar com que facilidade toda uma vida pode mudar.
O último conto é o que dá título ao livro. Em Mala de Senhora, um telefonema de uma loja de Paris, informando que está pronta a mala encomendada por uma mulher que morreu dois anos antes, leva o protagonista a revisitar as memórias da sua relação com a esposa, assombrada pela infidelidade, mas também pela iminência de uma perda para o cancro. Um conto envolvente e com a dose certa de emoção, também ele uma boa reflexão sobre as consequências de uma traição, mesmo quando circunstâncias mais graves prevalecem.
Com alguns contos muito interessantes e outros que não me cativaram tanto, o balanço final é, ainda assim, positivo. Mesmo dos contos menos envolventes, fica a impressão de uma escrita fluída e agradável, o que permite uma leitura interessante, mesmo nos textos em que um pouco mais de profundidade teria dado mais força à narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário