domingo, 19 de dezembro de 2010

O Livro Maléfico (Magnus Myst)

Um desafio: percorrer a aventura que se apresenta ao longo destas páginas e superar as provas que vão sendo propostas. Um objectivo: alcançar a chave para criar o Amuleto Negro. Uma história: a de um livro que, por entre situações surreais e um sentido de humor estranhamente agradável num ambiente sombrio, pretende ser o caminho para a descoberta de grandes poderes mágicos. O resultado: uma leitura divertida, com alguns jogos interessantes e uma ideia global bastante cativante, tendo em conta o público alvo.
Perguntas e adivinhas curiosas, histórias assustadoras, a possibilidade de um poder negro... Tudo isto parece indicar um livro sombrio e, no início da leitura, a ideia base fez-me lembrar alguns dos livros da Colecção Arrepios, os que funcionavam como uma espécie de jogo em que as escolhas do leitor ditavam o rumo da história. A grande diferença, contudo, está no tom descontraído - e divertido - com que os desafios e as histórias são apresentadas. O "narrador" é, afinal, um livro maléfico, mas um livro que parece ter um sentido e humor muito peculiar.
E, no meio de uma aventura onde é o leitor o protagonista, há, ainda assim, algumas personagens para descobrir. Simon, Pia, Oggbert e, claro, o próprio Magnus Myst dão à aventura um maior interesse, já que é, em muito, graças às suas pequenas histórias, que os desafios do livro apresentam uma motivação.
Divertido e interessante, uma aventura envolvente e curiosa, capaz de proporcionar bons momentos de entretenimento. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário