terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Fim do Império Romano (Adrian Goldsworthy)

Da glória ao colapso. As causas da decadência do império romano, os principais conflitos, as mudanças operadas tanto a nível de tradições como de sistemas burocráticos... Que razões causaram a queda do império do Ocidente e que forças o sustiveram durante todo o tempo que durou são a base deste livro de Adrian Goldsworthy.
Organizado, com uma vastidão de referências impressionante e imensamente detalhado, O Fim do Império Romano é, na sua essência, um exaustivo tratado sobre as causas da decadência do Ocidente, mas também um detalhado traçado, baseado no máximo de fontes possíveis, das mudanças e acontecimentos mais importantes ao longo dos seus últimos séculos. Batalhas, usurpações, mudanças de costumes, sistemas e religiões são percorridos ao longo deste livro, de imperador em imperador, com todos os conflitos internos e externos associados a cada um dos reinados.
Tendo em conta a dimensão da obra, não só em número de páginas, mas em área temporal detalhadamente percorrida, é inevitável referir que este é um livro que exige um certo tempo e concentração. Os pormenores são mais que muitos e o percurso em direcção ao colapso foi gradual, motivado por toda uma série de factores que, ao longo desta obra, são amplamente explorados. Ainda assim, ou precisamente por isso, para os interessados na temática, este é um livro capaz de responder a muitas perguntas e de deixar uma visão global e esclarecida sobre os principais acontecimentos que acabariam por funcionar como impulso para o colapso do Ocidente.
Interessante, detalhado, completo. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário